Local da segunda UPA será anunciada esta semana

Local da  segunda UPA será anunciada esta semana

O local onde será construída a segunda unidade de pronto Atendimento – UPA - 24 horas na capital será anunciado ainda esta semana pela prefeita Micarla de Sousa e o secretário municipal de saúde de Natal, Thiago Trindade. Desta vez a Zona Oeste será beneficiada. Hoje, pela manhã, Thiago esteve na Cidade da Esperança fazendo uma vistoria na área escolhida.

“A primeira UPA em Pajuçara -Zona Norte está praticamente pronta. Esta semana estamos transferindo os equipamentos para o prédio e nossa intenção é inaugurá-la no próximo mês. Assim, já vamos começar os trabalhos para construir imediatamente a segunda UPA e será aqui na Cidade da Esperança, que deve ficar pronta já no segundo semestre deste ano”, disse o secretário durante encontro com o presidente do conselho comunitário do bairro, Romeu Henrique, o secretário adjunto de Serviços urbanos, Salatiel de Souza, e o diretor da unidade de saúde da Esperança, Eleázaro Damião.

Enquanto o secretário prepara o início das obras na Cidade da Esperança, a equipe da SMS trabalha em ritmo acelerado em Pajuçar para finalizar os últimos detalhes antes da inauguração da primeira UPA. Na visita que fez na última quinta-feira ao local, o secretário Thiago reuniu a equipe técnica da secretaria para dar os encaminhamentos sobre algumas pendências como a aprovação do projeto de combate a incêndios, conclusão da instalação do sistema de gases medicinais e a instalação de um consultório odontológico. “Esta semana toda a equipe volta ao local para fazer uma avaliação final e preparamos a abertura da unidade”, ressaltou.

Sobre as UPAs

Para a construção de cada UPA estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal só para a parte de construção. A administração municipal também está investindo mais R$ 1,7 milhão na compra dos equipamentos para cada unidade. Ao todo serão cinco. A primeira é a de Pajuçara que atenderá mais de 300 pessoas por dia, com serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral.

As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.