Qualificação profissional resulta em saldo positivo de empregos formais


 Qualificação profissional resulta em saldo positivo de empregos formais

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão contribuindo de forma incisiva para os resultados positivos de empregos formais em Natal. Segundo os recentes dados registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril de 2010 foram gerados 1.471 empregos celetistas, correspondendo à elevação de 0,42% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

O crescimento da economia no Rio Grande do Norte é o melhor de toda a série histórica do CAGED para o período, em termos absolutos e relativos. O destaque é o setor da Construção Civil, com saldo positivo de 912 postos de trabalho. Outros dois setores que apresentaram bons resultados foram a Indústria de Transformação (+885 postos) e Serviços (+846 postos).

Nos quatro primeiros meses de 2010, houve acréscimo de 2.068 postos (+0,59%). E nos últimos 12 meses, verificou-se acréscimo de 6,12% no nível de emprego ou +20.331 postos de trabalho. Especificamente em Natal, o cadastro avaliou um saldo positivo nos empregos formais de 1.628 postos de trabalho: 8.309 pessoas que tiveram a carteira assinada e 6.681 foram demitidas.

Os bons resultados na economia brasileira são refletidos nos Estados e Municípios do País. “Acredito que este será o melhor ano para a geração de empregos para o Brasil. A previsão inicial era de 2 milhões em 2010, mas a tendência é que sejam criados 2,5 milhões, um recorde na história do País.”, afirmou Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego, em entrevista ao Programa Bom Dia Ministro, transmitido ao vivo pelas emissoras de rádio em todo o Brasil.

Ainda em sua entrevista, o Ministro afirmou que a qualificação profissional é um grande desafio, e que já está se tornando uma realidade em nosso país. “Estamos tentando, inclusive em parceria com os estados e prefeituras, investir mais em qualificação profissional. A previsão para esse ano é qualificar mais de um milhão de trabalhadores. No Brasil não existia a cultura do curso profissionalizante, que consegue ensinar o trabalhador num curto tempo a aprender ou desenvolver uma aptidão. Os cursos de aperfeiçoamento de curta duração, com cerca de 250 horas/aula, são os que o mercado mais precisa hoje”, concluiu o Ministro.

Para o titular da Semtas, Alcedo Borges, os cidadãos estão procurando qualificação em áreas que estão mais aquecidas, e acham a vaga com maior rapidez. “As estatísticas se mostram cada vez mais positivas em relação aos empregos formais em Natal. Conseguimos colocar no mercado de trabalho, de janeiro a março de 2010, mais de 370 pessoas com carteira assinada”, divulga o Secretário.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas, Socorro Costa, a estatística apresentada na pesquisa do Caged é resultado das ações e dos projetos da secretaria. “O departamento oferece cursos de qualificação nas áreas de Artesanato, Serviços e Idiomas, que se realizam nas Casas dos Ofícios e nos Centros Públicos. Mais de duas mil pessoas já se qualificaram de janeiro a março deste ano, tudo de maneira gratuita e em turnos pela manhã, tarde e noite, para facilitar a vida dos cidadãos”, ressalta Socorro Costa.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389