Qualificação profissional resulta em saldo positivo de empregos formais

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão contribuindo de forma incisiva para os resultados positivos de empregos formais em Natal. Segundo os recentes dados registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril de 2010 foram gerados 1.471 empregos celetistas, correspondendo à elevação de 0,42% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

O crescimento da economia no Rio Grande do Norte é o melhor de toda a série histórica do CAGED para o período, em termos absolutos e relativos. O destaque é o setor da Construção Civil, com saldo positivo de 912 postos de trabalho. Outros dois setores que apresentaram bons resultados foram a Indústria de Transformação (+885 postos) e Serviços (+846 postos).

Nos quatro primeiros meses de 2010, houve acréscimo de 2.068 postos (+0,59%). E nos últimos 12 meses, verificou-se acréscimo de 6,12% no nível de emprego ou +20.331 postos de trabalho. Especificamente em Natal, o cadastro avaliou um saldo positivo nos empregos formais de 1.628 postos de trabalho: 8.309 pessoas que tiveram a carteira assinada e 6.681 foram demitidas.

Os bons resultados na economia brasileira são refletidos nos Estados e Municípios do País. “Acredito que este será o melhor ano para a geração de empregos para o Brasil. A previsão inicial era de 2 milhões em 2010, mas a tendência é que sejam criados 2,5 milhões, um recorde na história do País.”, afirmou Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego, em entrevista ao Programa Bom Dia Ministro, transmitido ao vivo pelas emissoras de rádio em todo o Brasil.

Ainda em sua entrevista, o Ministro afirmou que a qualificação profissional é um grande desafio, e que já está se tornando uma realidade em nosso país. “Estamos tentando, inclusive em parceria com os estados e prefeituras, investir mais em qualificação profissional. A previsão para esse ano é qualificar mais de um milhão de trabalhadores. No Brasil não existia a cultura do curso profissionalizante, que consegue ensinar o trabalhador num curto tempo a aprender ou desenvolver uma aptidão. Os cursos de aperfeiçoamento de curta duração, com cerca de 250 horas/aula, são os que o mercado mais precisa hoje”, concluiu o Ministro.

Para o titular da Semtas, Alcedo Borges, os cidadãos estão procurando qualificação em áreas que estão mais aquecidas, e acham a vaga com maior rapidez. “As estatísticas se mostram cada vez mais positivas em relação aos empregos formais em Natal. Conseguimos colocar no mercado de trabalho, de janeiro a março de 2010, mais de 370 pessoas com carteira assinada”, divulga o Secretário.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas, Socorro Costa, a estatística apresentada na pesquisa do Caged é resultado das ações e dos projetos da secretaria. “O departamento oferece cursos de qualificação nas áreas de Artesanato, Serviços e Idiomas, que se realizam nas Casas dos Ofícios e nos Centros Públicos. Mais de duas mil pessoas já se qualificaram de janeiro a março deste ano, tudo de maneira gratuita e em turnos pela manhã, tarde e noite, para facilitar a vida dos cidadãos”, ressalta Socorro Costa.