Beneficiários do Bolsa Família devem procurar unidade de saúde até o dia

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS convoca todos os beneficiários do Bolsa Família para comparecerem com as suas famílias a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa para a realização do acompanhamento da saúde. A expectativa é que mais de 42 mil famílias cadastradas no programa procurem os postos de saúde até o dia 31 de maio, prazo final desta fase de acompanhamento da saúde.

A Chefe do Setor de Cadastro Único do município, Raquel de Farias lembra às famílias que recebem o beneficio do compromisso delas com o Governo Federal. O primeiro está relacionado a educação, se há na família crianças ou adolescentes em fase de escolaridade, esses devem estar matriculados e com bom desenvolvimento na rede pública de ensino; o outro, se refere exatamente a questão da saúde, e indica que deve haver um acompanhamento de todos os membros da família na unidade de saúde mais próxima, pelo menos uma vez por semestre. Além disso, todo mudança na composição familiar também deve ser informada para atualização da cadastro. “É importante que as famílias que recebem o Bolsa Família procurem o posto de saúde o mais rápido possível para que não tenham o benefício bloqueado”, enfatiza Raquel de Farias.

Devem comparecer ao posto de saúde as crianças com idade entre 0 e 7 anos para o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento; mulheres, gestantes ou não, na faixa entre 14 e 44 anos. "É preciso levar o cartão do Bolsa Família (ou número do NIS), o Cartão de Vacina das crianças e o Cartão do Pré-natal para as que forem gestantes”, reforça a Chefe do Setor.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, com condicionalidades relacionadas a saúde e a educação, que tem como objetivo possibilitar a proteção integral ao grupo familiar, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Para a inserção no Programa, a família deverá primeiramente fazer a sua inscrição no Cadastro Único. O programa é destinado para as famílias com crianças que tenham renda mensal, per capita, de até R$ 140, ou famílias só de adultos com renda mensal de até R$ 70 per capital. O benefício varia de R$ 22 a R$ 200.

Em Natal, 42.307 famílias são beneficiadas através do Bolsa Família.