Sete mil unidades habitacionais em Natal terão a regularização fundiária

Um antigo problema dos moradores dos conjuntos Pajuçara I e II está com os dias contados. O primeiro passo para resolução do problema foi dado na manhã desta sexta-feira (24), após uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo visando procedimentos para regularização fundiária daquela localidade.

Participaram das discussões o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, a secretária de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE) Diana Motta, e presidente da DATANORTE, Genildo Pereira.
Este processo tramitava na secretaria há quase três anos e visa a emissão de certidões de característica e habite-se para regularização daqueles dois conjuntos da Zona Norte. O secretário assegurou que em no máximo 15 dias os imóveis terão sua regularização fundiária promovida.

“Assumimos o compromisso de regularizar a situação em um espaço de tempo mínimo. Queremos que toda a população nessa situação tenha seu terreno legalizado”, afirmou o secretário.

Mas a solução não se refere apenas ao Pajuçara I e II, e sim a um total de 7 mil unidades habitacionais, sendo a maioria na Zona Norte, e que estão na mesma situação. Essa ação é fruto da parceria firmada entre o município, por meio da SEMURB e SEHARPE, e o Governo do Estado, através da DATANORTE.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira, às 15 horas, no prédio da SEHARPE, para que a questão passe por novas análises e tenha uma resolução definitiva.

A secretária Diana Motta, da SEHARPE, aprovou a parceria e disse que ações articuladas como essa são verdadeiramente efetivas para resolução de problemas. Da mesma maneira, Wellington Tavares, diretor administrativo e financeiro da DATANORTE, ressaltou a importância da parceria. “Muito positiva a reunião e as discussões. Temos a perspectiva de que enfim, a questão será resolvida”, afirmou.