Guarda Municipal resgata três iguanas em bairros distintos de Natal


Guarda Municipal resgata três iguanas em bairros distintos de Natal

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgataram, nessa quinta-feira (30), três iguanas em locais distintos da capital. Os animais que podem atingir até 180cm de comprimento foram resgatados nos bairros do Potengi, Morro Branco e Candelária, nas zonas Norte, Leste e Sul da cidade, respectivamente.


O primeiro réptil foi encontrado numa residência situada na Rua Jussara, bairro Potengi. Os moradores acionaram o Grupamento Ambiental, que foi até o local, e realizou a captura do animal que se encontrava numa área de difícil acesso, sobre um muro com grampos de ferro e cerca elétrica.


Os guardas municipais utilizaram técnicas de captura preservando a integridade física do réptil, que passou por uma avaliação externa da saúde, sendo em seguida levado à área de proteção ambiental onde se situa o Parque da Cidade, quando foi devolvido à natureza. “Esse resgate de iguana foi o mais complicado que fiz desta espécie, exatamente por ter estes grampos de ferro enferrujado abaixo dela com risco de ferir o animal. Eu me feri, mas ele não”, comentou o guarda municipal A. Pereira.


Já no segundo resgate, o animal estava dentro da área de uma casa na rua Dr. Júlio Resende, em Morro Branco. A iguana foi resguardada pela família até a chegada da guarnição da GMN, que fez o resgate, sendo logo em seguida aplaudida pelas pessoas que presenciaram o fato. Os guardas deram algumas informações e orientações sobre os hábitos do animal e o levou em seguida para soltura em área de preservação ambiental.


Já no último resgate, a iguana era ainda um filhote encontrado no jardim de uma residência na Rua Clara Camarão, em Candelária. “Pedimos sempre que a população aja dessa forma nos acionando para que o resgate seja realizado de maneira segura preservando a saúde física dos animais”, solicitou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.


Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do Gaam/GMN, através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389