Guarda Municipal garante segurança e organização nos locais de vacinação em Natal

A Guarda Municipal do Natal (GMN) está atuando diretamente na segurança do processo de vacinação da população natalensense contra à Covid-19. Guarnições da Ronda Saúde da GMN (RondaS) estão distribuídas nos quatro drive-thrun armados pela Prefeitura da capital, sendo eles no Ginásio Nélio Dias (Zona Norte), Palácio dos Esportes (Zona Leste), Arena das Dunas e Shopping Via Direta (Zona Sul).

Os guardas trabalham posicionados em locais estratégicos abrangendo desde a ponto de vacinação das pessoas até a circulação e formação completa da fila de automóveis que aguardam o atendimento realizado pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O trabalho tem como foco zelar pela segurança, organização e informar as pessoas que estão ao longo das filas sobre qualquer tipo de dúvida a respeito da prioridade e das normas legais para realização da vacinação.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, adiantou que todas as unidades atuais de vacinação e as que devem ser abertas no decorrer do calendário de imunização vão contar com a segurança preventiva da Guarda Municipal. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e nossa parte é dar segurança, organizar e ajudar com informações o público que aguarda a vez de se vacinar”, explicou a secretária.

A ação de segurança preventiva da GMN iniciou ainda na terça-feira (19), quando atuou em comboio na logística de transporte dos lotes de vacinação da unidade do Governo do Estado até o Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi) da Prefeitura do Natal. As guarnições garantiram também vigilância no ponto de guarda da vacina e no deslocamento até os locais de aplicação do imunizante.

O comandante Interino da GMN, Carlos Cruz, informou que a operação de segurança e transporte da vacina Coronavac ocorreu dentro do previsto, sem nenhuma alteração e seguindo o planejamento e organização montados pela SMS. “Os pontos de vacinação estão seguros e os drive-thrun estão funcionando tranquilamente de acordo com planejado”, contou.

As primeiras doses da vacina atenderão apenas aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à doença, bem como aos idosos atendidos em instituições de longa permanência (como abrigos). A aplicação acontecer das 8h às 16h.