Semtas recebe micro-ônibus adaptado e destinará para usuários da Residência Inclusiva

Crédito da imagem: Divulgação SEMTAS

Na próxima sexta-feira (05), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), fará a entrega de mais um micro-ônibus adaptado, desta vez, para atender os 10 usuários com deficiência, acolhidos pela Residência Inclusiva para Jovens e adultos, que funciona na modalidade de acolhimento 24h. O veículo possibilitará a ampliação da acessibilidade e do transporte para pessoas com deficiência. O evento acontecerá a partir das 10h, na rua Raimundo Chaves, 1004, em Candelária.

"A entrega deste micro-ônibus representa inovação na gestão do prefeito Álvaro Dias ao garantir o atendimento socioassistencial de modo proativo, protetivo e preventivo, assegurando o acesso a direitos e proporcionando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da Residência Inclusiva. Dessa maneira, promove-se o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desses indivíduos", afirma o secretário Adjuto Dias.

A entrega do micro-ônibus é uma proposição da emenda parlamentar do deputado federal Walter Alves (MDB), através do convênio do Ministério das Cidades, dentro do programa de estruturação de rede do serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo principal apoiar a implantação, a qualificação e a reestruturação das unidades que ofertam serviços de proteção social especial, possibilitando a melhoria das condições de atendimento, a ampliação do acesso aos serviços e o aprimoramento da sua gestão.

Os usuários acolhidos na unidade são jovens e adultos entre 18 e 59 anos, que recebem apoio de uma ampla equipe de profissionais com coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, cuidadores, assistente administrativo, e equipe de apoio para a realização e desenvolvimento de suas atividades.

"Estamos entregando mais um instrumento para a realização do melhor funcionamento do nosso serviço, proporcionando mais acessibilidade aos nossos usuários com mobilidade reduzida e demais deficiências, oferecendo, portanto, à possibilidade de transporte para ir a consultas médicas e a locomoção para a realizações de atividades socioeducativas destes usuários ", afirma Angela Maria, diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE).