Professores de Educação Física participam de assessoramento online

Prints do computador / Adrovando Claro

Com o processo de assessoramento pedagógico ocorrendo virtualmente em decorrência da pandemia no novo coronavírus, cerca de 30 assessores pedagógicos e professores de Educação Física participaram nesta segunda-feira (1º), mais uma reunião com o objetivo de explicar o processo de assessoramento que vai ser oferecido aos professores da Rede Municipal de Ensino durante o ano de 2021 e ouvir também as demandas por parte dos docentes. A atividade acontece com a coordenação do Departamento de Ensino Fundamental.

A assessora pedagógica Dianne Sena coordenou o evento online e explicou as propostas que o assessoramento vai realizar junto aos professores, como por exemplo, a realização de um planejamento quinzenal como estratégia para auxiliar nas atividades da disciplina nas unidades escolares, seja de maneira impressa, por link, ou vídeo em plataforma digital. As atividades serão incorporadas dentro das possibilidades dos alunos, pensadas, organizadas e encaminhadas de acordo com a realidade da escola.

“A aprendizagem de forma remota apresenta algumas dificuldades, mas podemos pensar daqui pra frente, como é que podemos mudar essa realidade, e acho que o diálogo que a gente está realizando aqui é justamente de buscar caminhos e de pensar em estratégias, buscar caminhos e que fique confortável e adequado para cada professor na sua realidade” destacou Sena.

Durante o encontro algumas experiências exitosas realizadas de maneira remota foram apresentadas. A professora Suzana Ayres que leciona na Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra disse que começou a realizar atividades com os alunos utilizando o aplicativo WhatsApp com grupos distintos por turma. “Foi feito um cronograma, e cada disciplina enviava de uma a duas atividades por semana e foi mantendo esse contato. Os professores da escola realizaram um planejamento baseado em projeto, trabalhando alguns temas cívicos e englobando todas as todas as disciplinas. Essas aulas remotas vêm tendo bons resultados, considerando que tem uma boa participação dos alunos de casa. Não é a ideal, mas é uma aprendizagem importante que eles tão vivenciando”, afirmou a professora. A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra está localizada no bairro de Neópolis.

De acordo com Diane Sena é necessário pensar na aprendizagem com qualidade e não com quantidade de atividades escolares, pensando de forma coletiva toda demanda dos professores no cotidiano escolar, enviando links, sugestões de atividades e contribuindo com a estratégia de trabalhar por ano, ao invés de por turmas.  “Por exemplo, o professor tem seis turmas do 6º ano, então, vai criar um grupo só para o 6º ano. É uma estratégia que funciona dentro da nossa realidade. Vai ser disponibilizada uma planilha para acompanhar as atividades remotas e impressas, tudo organizado, produzido e bem feito”, concluiu a assessora pedagógica.