Professores com atendimento na Classe Hospitalar participam de formação online

Foto: Adrovando Claro

Os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Natal que realizam o atendimento educacional hospitalar e domiciliar participam durante toda esta semana de uma formação continuada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A formação online que foi aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira (22), conta com a mediação da professora Maria do Carmo Severo (SUESP-RN), tratando do uso da tecnologia assistiva no contexto da classe hospitalar. A formação conta com a participação de 35 docentes.

O Atendimento Educacional Hospitalar tem como objetivo realizar intervenções pedagógicas para os estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que, por se encontrarem em tratamento de saúde nos hospitais, ficam impossibilitados temporariamente de frequentarem suas escolas de origem.

A Formação continuada do ano letivo de 2021 dará continuidade a experiência de 2020, no formato online - síncronos e a assíncronos, por meio de estudos, discussões, reflexões e oficinas. O tema central da formação é “A tecnologia e o planejamento curricular no contexto hospitalar – reflexões docentes”, que tem como finalidade refletir sobre o uso da tecnologia e sistematização de um planejamento curricular para o exercício da docência com estudantes hospitalizados e em situação de adoecimento prolongado.

A assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da SME, Hiltnar Muniz destaco o enriquecimento do processo de formação continuada para os profissionais que prestam este atendimento especializado. “Permaneceremos também por um bom tempo ainda com ensino remoto, e tem sido um desafio para todos os professores minimizar inúmeras dificuldades. É um trabalho que foi feito superando muitas barreiras, mas que todos conseguiram desenvolver bem no ano de 2020”.

“Sabemos que formação docente tem uma importância grande. É um investimento por parte desse professor, por parte desse profissional de educação, que faz parte de um entendimento desse sujeito de direitos. Não é só um sujeito visto como doente, mas é um sujeito de direito, seja essa criança, o adolescente e será um desafio que agora nesse momento aumenta mais,” destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

Durante a formação, a professora Celina Moreira da Classe Hospitalar do Hospital Infantil Varela Santiago, relatou o trabalho que realizou em 2020 dentro do contexto da pandemia para atender os alunos afastados por algum tipo de patologia por meio das atividades remotas. “Fui me organizando e implementando trabalhar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Solicitei livros e fui buscando alternativas para poder alcançar esses estudantes. Mas, sempre com aquele olhar do atendimento que eu fazia no hospital. Lá se atende todo mundo, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Fui com aquele olhar, me colocando numa estratégia de trabalhar as disciplinas que eu tenho mais desenvoltura, tenho mais habilidade”, relatou.