Ousadia do furto da fiação em Areia Preta acende sinal de alerta na Semsur

Cerca de 1,6 quilômetros de cabos da nova rede de iluminação em LED,  implantada recentemente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura de Natal, foi furtada ontem à luz do dia numa ação de criminosos na praia de Areia Preta, orla Leste da cidade. Além de roubar a fiação, quebraram o piso do calçadão, destruíram as instalações e deixaram a população do local às escuras. O furto de fiação de rede elétrica tem se tornado corriqueiro em Natal, o problema tem atingido diversas regiões da cidade, provocando prejuízos ao poder público municipal, às empresas operadoras de iluminação e à população. A equipe de Operações da Semsur já iniciou nesta terça-feira(23) a recuperação do trecho destruído.

Segundo dados do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Semsur, somente este ano já foram furtados mais de 6 quilômetros de cabos de iluminação de importantes avenidas. As alamedas de Natal têm sido o principal alvo da ação dos criminosos, devido ter uma posteação de média altura e fiação subterrânea, mas a ação realizada em Areia Preta chama a atenção  porque antes os bandidos agiam apenas pela madrugada, agora a ousadia é tanta que furtam durante o dia, não temem às câmeras instaladas no local e o alto fluxo de pessoas e veículos no local.

Para resolver o problema, o secretário faz um apelo às forças de segurança da capital e à própria população. De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, o que aconteceu  na orla de Areia Preta deve acender um sinal de alerta nas autoridades de segurança pública do Estado. “Entendemos as limitações de efetivo que o Estado enfrenta, mas é necessário que se garanta o policiamento da capital para que casos como esses não ocorram. É preciso um trabalho conjunto da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da própria comunidade que poderá denunciar ao 190 qualquer atitude suspeita nas proximidades da rede de iluminação”, declarou o secretário.

A Prefeitura de Natal tem trabalhado na modernização da iluminação com LED em toda orla da cidade. A iluminação de Areia Preta foi concluída recentemente, otimizando a iluminação da região. Mas, segundo reitera Irapoã Nóbrega, de nada adianta a Prefeitura do Natal estar trabalhando para garantir luz de LED em toda cidade, se os furtos continuam a acontecer até mesmo à luz do dia.  “Cabo furtado é sinônimo de cidade escura. E cidade escura, sem iluminação, é o lugar ideal para os criminosos agirem. Infelizmente, ao invés de estarmos melhorando a iluminação de outras áreas da cidade, temos que refazer o que já foi feito”, conclui.