Prefeitura realiza ação integrada para conter danos causados por explosão no bairro das Rocas

Na manhã desta sexta-feira (9), a Prefeitura do Natal realizou uma ação integrada entre as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), e a secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para identificar e efetuar o atendimento às famílias vítimas da explosão de um botijão de gás, ocorrido no bairro das Rocas.

Os agentes da Defesa Civil fizeram intervenções preventivas na área que afetaram as residências, com o objetivo de preservar vidas e evitar que outras pessoas pudessem ser atingidas pelos resquícios da explosão.

De acordo com informações fornecidas pela Defesa Civil, foi identificado um comprometimento na segurança de cinco imóveis, sendo de imediato realizada a interdição das edificações e retirada dos moradores da área. Outras 14 residências também foram afetadas, mas de maneira leve, sem comprometimento da segurança da edificação nem dos habitantes. Nesses casos, apenas pequenas avarias tiveram registros pelos agentes da Defesa Civil, a exemplo de telhas quebradas e forros de gesso e PVC danificados.

A secretária de Semdes, Sheila Freitas, informou que o trabalho da Defesa Civil foi feito de maneira ágil e conseguiu rapidamente manter o isolamento do local e a segurança das pessoas. “Nossa missão foi realizada logo no sentido de evitar que outras pessoas pudessem ser feridas. Imóveis afetados foram interditados e onde tinha qualquer possibilidade de perigo de desabamento teve a área sinalizada e isolada pela Defesa Civil”, contou.

O secretário Adjuto Dias, titular da Semtas, enviou ao local a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social para executar todo o acompanhamento psicossocial às famílias, identificar às demandas para a concessão de benefícios eventuais, dentre outros benefícios, caso necessitem posteriormente. “As pessoas precisam do apoio da Prefeitura neste momento de dor. A Semtas se solidariza com os familiares que tiveram parentes e amigos vítimas desta explosão. Nossa intenção é acolher às famílias e ajudá-las a amenizar este sofrimento", explicou.

Uma perícia realizada pelo Itep deve identificar com exatidão a causa da explosão. No total, seis pessoas tiveram ferimentos ocasionados pela explosão. Não houve registro de morte. A ação de salvamento dos feridos foi efetivada pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Samu.