Prefeito anuncia Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down

Joana Lima/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta sexta-feira (30), o lançamento do Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa vai integrar diversos órgãos da gestão municipal e será coordenada pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias. Na oportunidade, foi anunciada a elaboração do projeto de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O espaço vai ofertar diversos serviços de saúde, esporte, lazer, cidadania e educação para essa parcela da população. O titular da Semtas viaja na próxima semana a Brasília para buscar recursos e viabilizar a obra.

O chefe do executivo municipal louvou a iniciativa e destacou o trabalho que a Prefeitura realiza voltado às pessoas com autismo e Síndrome de Down. Álvaro lembra que a rede pública municipal de Educação conta com mais de 600 alunos encaixados nessas condições e que, dentro do programa de Atendimento Educacional Especializado, participam de atividades no contra turno escolar com professores especializados e tem à disposição salas com recursos multifuncionais que ajudam no aprendizado e tratamento. Além disso, ele lembrou da realização dos Jogos Paralímpicos do Município e dos convênios entre as secretarias de Saúde e Assistência Social com entidades da iniciativa privada e do terceiro setor ligadas a essa temática.

“Temos uma gama de ações destinadas a esse público alvo, mas eu gostaria de ver a Prefeitura avançando ainda mais nessa oferta de serviços. São iniciativas louváveis e muito importantes, porém acontecem de forma descentralizada. A marca dessa gestão é a integração e o Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down visa interligar esse trabalho. É preciso cada vez mais incluir, ajudar, acolher e cuidar dessas pessoas”, ressaltou Álvaro Dias. “Como médico, sei muito bem dos benefícios que o tratamento adequado gera no aumento da qualidade de vida das pessoas com autismo e síndrome de down. Quando o plano me foi apresentado não titubeei, e quero dizer que vamos implementá-lo ”, afirmou.

A ideia da iniciativa nasceu das demandas existentes no Município, bem como das conversas que o secretário da Semtas, Adjuto Dias, teve com pais e responsáveis por crianças com autismo que buscaram a Secretaria para falar sobre a necessidade da ampliação dos serviços voltados a esse público: “Recebi muitas demandas e observei a necessidade de uma oferta maior de políticas públicas para pessoas com autismo e síndrome de down em Natal. Por isso, elaboramos o plano e hoje nos reunimos com representantes de diversas secretarias do município para apresentar nossa ideia e dizer que a integração de todos será fundamental para o sucesso e efetivação das ações”, disse.

Recursos
Adjuto informou que a equipe técnica da Semtas já identificou a existência de linhas de crédito no Governo Federal para o financiamento desse tipo de serviço e na próxima semana estará na capital federal para tratar sobre a busca de recursos para a efetivação do plano, sobretudo, da construção do Centro Especializado em Reabilitação: “Vamos em busca do dinheiro para custear essa obra tão necessária. O objetivo é conseguir recursos para a construção de um equipamento de alto padrão para acolher, atender, cuidar e ajudar o máximo de pessoas não só com autismo e síndrome de down, mas qualquer cidadão com a condição de se encaixar no público apto a ser atendido pelo serviço”, destacou.

Reabilitação
O CER será um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. O projeto da Prefeitura prevê que o espaço será construído na Rua Jaguarari em um prédio próprio do Município, ao lado do Bosque das Mangueiras que atualmente pertence a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Governo (SMG), Comunicação (Secom), Planejamento (Sempla), Igualdade Racial, Direitos Humanos e Diversidade, Mobilidade Urbana (STTU), Saúde (SMS), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Educação (SME) e Serviços Urbanos (Semsur), Cultura (Secult).