Unidades de saúde do distrito Leste recebem qualificação para inserção de DIU

SMS

O dispositivo intrauterino, DIU como é mais conhecido, é um método contraceptivo de longa duração utilizado no planejamento reprodutivo oferecido pelo SUS. A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), iniciou um projeto que tem a intenção de qualificar profissionais de algumas unidades de saúde do Distrito Sanitário Leste para a aplicação dos dispositivos.

A ação teve início na Unidade de Saúde de Aparecida, que teve sua equipe profissional capacitada na quinta-feira, 29 de abril, e realizou a inserção de dispositivos em algumas moradoras da localidade. A unidade oferece ainda sala de espera educativa onde é apresentado como funciona o dispositivo e o procedimento de inserção do contraceptivo no útero.

“O DIU possui um alto potencial de eficácia, praticidade e segurança, além de ser reversível e não hormonal. Ele pode ser usado por mulheres em qualquer idade do período reprodutivo sem prejudicar sua fertilidade futura. O procedimento é simples, basta procurar uma das nossas unidades referenciadas e consultar com um dos profissionais responsáveis", comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Confira as Unidades de Saúde de Natal onde o DIU pode ser inserido:

Norte I

UBS Pajuçara: Rua  Maracaí, S/N, Conjunto Pajuçara.

Norte II

USF Jardim Progresso: Rua Antonia Santana, S/N, Jardim Progresso;

C.S Bela Vista: Rua Novo Recreio, S/N, Igapó.

Sul

Unidade de Saúde Nova Descoberta: Avenida Xavier da Silveira, N° 05, Nova Descoberta;

Unidade de Saúde Satélite: Rua Das Carnaúbas, N° 02 Pitimbu;

Unidade de Saúde Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, N° 11,  Planalto;

Unidade de Saúde Pirangi: Avenida São Miguel dos Caribes, N° 650, Pirangi;

Unidade de Saúde Candelária: Rua Nossa Senhora Da Candelária,  N° 3402, Candelária.

Leste

Unidade de Saúde Brasília Teimosa: Rua Miramar, N° 34;

Unidade de Saúde Alecrim: Rua Fonseca e  Silva, N° 1129, Alecrim;

Unidade de Saúde Aparecida: R. Guanabara,     Nº 1050, Mãe Luíza.

Oeste

Unidade de Saúde Nazaré: Rua Rubens  Mariz,  N° 447, Nsa Senhora de Nazaré

Unidade de Saúde Bom Pastor: Rua Augusto Calheiros, N° 01, Bom Pastor.