Semtas e Busão solidário realizam entrega de cestas básicas em instituições filantrópicas

Semtas

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Busão Solidário, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) entregaram cerca de 90 cestas básicas para  duas instituições filantrópicas: Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN) e  Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF).

O Busão Solidário é uma ação de responsabilidade social idealizada pelo Seturn e o Natalcard. O projeto, em parceria com a Semtas, tem atendido famílias em vulnerabilidade social com  donativos (alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal) durante a pandemia da Covid-19.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, destaca a importância de ações como esta para a população que encontra-se em vulnerabilidade: “Entre as pessoas que estão no grupo de risco e vulnerabilidade estão os pacientes em tratamento de câncer, que merecem atenção especial. A ação de hoje é mais uma medida de acolhimento que a Prefeitura adota por meio da secretaria, para diminuir os efeitos dessa pandemia, que além da questão de saúde pública afeta, as famílias também economicamente”, destaca.

Ação

Na Semtas, a distribuição de cestas básicas dá continuidade às ações de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social realizadas o ano inteiro. Essas cestas são distribuídas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de modo permanente, dentro do Programa de Acompanhando Familiar de Segurança Alimentar e segundo os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social.

Com a pandemia, mais famílias que perderam renda se declararam em situação de vulnerabilidade e passaram a ser acompanhadas pelos Cras, por até seis meses.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e/ou risco social. Além disso, o Centro de Referência oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Nos Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).