Prefeitura tem iluminação especial em alusão ao combate ao Glaucoma

Semsur

O Palácio Felipe Camarão recebeu iluminação especial. A sede da Prefeitura do Natal está iluminada em verde em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado nesta quarta-feira (26). A nova iluminação foi instalada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e permanece no Palácio Felipe Camarão até o fim deste mês de maio.

A data é um marco do Maio Verde, cuja campanha tem como objetivo chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce da doença ocular, que é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Quanto mais cedo começar o tratamento, menos lesões vão ocorrer no nervo ótico, e menor será a probabilidade da pessoa ficar cega.

Há alguns fatores de risco que podem levar à doença: idade avançada, hipertensão ocular, miopia elevada (acima dos 6 graus), hereditariedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 64 milhões de pessoas em todo o globo apresentam alguma forma de deficiência visual ocasionada pelo glaucoma. Desse número, quase 7 milhões sofrem com dificuldade de visão, que pode ser moderada, grave ou total (cegueira).