Prefeitura amplia para 15 ônibus a frota do transporte escolar para estudantes com deficiência

Manoel Barbosa/SME

A Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu nesta quinta-feira (17), mais um ônibus escolar destinado aos estudantes com deficiência. O veículo foi adquirido através de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do poder executivo municipal, totalizando um investimento de R$ 222.900,00. Com a aquisição deste veículo a frota de ônibus escolar exclusiva para estudantes com deficiência passa a contar agora com 15 ônibus acessíveis.

O ônibus tem o comprimento total máximo de sete metros e capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, comportando transportar no mínimo 23 (vinte e três) passageiros adultos sentados ou 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o motorista. O veículo é equipado com dispositivo para transposição de fronteira do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudantes com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltrona, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

“Com a chegada desse novo ônibus temos agora uma frota com 15 veículos do tipo piso alto com capacidade para atender 318 estudantes nas 146 unidades de ensino. O acesso dos alunos com algum tipo de deficiência ao espaço escolar é uma prioridade da Prefeitura do Natal”, destacou a titular da SME, a professora Cristina Diniz.

O chefe do Setor de Transporte, Jorge de Lima destacou a importância da nova aquisição. “A gente fica feliz com essa nova aquisição. Vamos ampliar o número de atendimentos diários em todas as modalidades de ensino oferecidas pela Prefeitura do Natal”.