Palácio Felipe Camarão tem iluminação especial em alusão ao Orgulho LGBTQIA+

Joana Lima/Secom

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iluminou na noite desta quarta-feira (23), a fachada do Palácio Felipe Camarão com as cores do arco-íris. A nova iluminação faz alusão às comemorações do mês do Orgulho LGBTQIA+ e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, que é celebrado na próxima segunda-feira (28).  A iluminação permanecerá até o final do mês de junho, como forma de chamar a atenção da sociedade para o debate e a fomentação de políticas públicas voltadas para a comunidade no município de Natal.

De acordo com o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, a iniciativa contribui para a conscientização e promoção da equidade social e profissional. “A iluminação é apenas um ato simbólico para uma causa que deve ter sempre destaque. Quanto mais ações e políticas públicas existirem para a causa LGBT+, menor será o preconceito e suas consequências em nossa sociedade”, afirmou.

A violência urbana tem afetado diretamente às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, travestis e demais possibilidades de identidade de gênero. Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha equiparado o crime de LGBTfobia ao crime de racismo, a tipificação ainda não foi adotada de forma abrangente pelos órgãos de segurança pública e não há divulgação consistente de dados oficiais.