Professores de Ciências participam de formação com equipe de extensão da UFRN

SME

A preparação para o retorno das aulas para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino vem sendo feita com todos os cuidados pela Prefeitura de Natal. A Secretaria Municipal de Educação, à medida que se aproxima a data de retorno, desenvolve mais estratégias de prevenção e reforça junto aos professores. Exemplo disso, foi a formação continuada de Ciências da Natureza que aconteceu nesta quinta-feira (15), através da plataforma Google Meet.

A palestrante e professora doutora da UFRN, Maria Tereza Motta, apresentou o tema “Aprendendo sobre a Covid-19, usando vídeos educativos e plataformas digitais de revisão Kahoot e Quizlet. Os professores da área discutiram sobre o novo tema, se inteirando sobre ele, até mesmo para passar este conhecimento aos seus alunos e desta forma, conscientizá-los.

“Nós fizemos a apresentação de produtos para que os professores utilizassem em sala de aula, vídeos sobre a Covid-19, logo após um dos meus alunos do projeto de extensão, apresentou duas plataformas digitais que os professores podem utilizar para fazer atividade com os alunos. Eles gostaram muito dessa iniciativa e pretendem usar os conhecimentos em sala. Para mim é sempre um prazer participar desta formação, porque é um grupo muito querido, de muitos anos”, disse Motta.

A professora Ana Katarina de Azevedo, que participou da formação, falou sobre o processo de formação para os docentes de Ciências da Natureza. “A formação de ciências tem sido um momento muito especial e de grande benefício para todos os professores, uma vez que traz experiências e conteúdo voltados para o ensino aprendizagem. A formação desta semana trouxe as ferramentas do Quizlet e Kahoot e como podemos utilizá-las em sala de aula, muito importante no contexto atual. Também apresentou o projeto da UFRN o Corpo Fala sobre a coordenação de Tereza Motta.” A professora Ana Azevedo leciona nas Escolas Municipais Professor Veríssimo de Melo e Professor Otto de Brito Guerra.

“Inicialmente quero enfatizar que as Formações de Ciências, são momentos de ricas interações e aprendizagens significativas, que possibilitam uma interação entre os docentes e equipe formadora, diante de uma educação contemporânea que demanda processos educativos, enquanto um real desafio, diante de um rompimento com os modelos tradicionais de ensino. Considerando a formação com a temática “Aprendendo sobre a Covid-19”,  sobre a maestria da convidada, da UFRN e equipe do Projeto de Extensão da UFRN,  nos trouxe de forma brilhante toda uma contextualização de ensino-aprendizagem em Ciências, com um tema tão real, apresentando opções de recursos didáticos em múltiplas facetas de aprendizagem, em técnicas para manuseio e utilização de plataformas digitais, como o Kahoot e Quizlet, utilizando vídeos educativos, em sequências didáticas de apresentação, indicação de jogos com a temática, construindo e fazendo a interação e integração de forma sistemática, do grupo de professores presentes virtualmente”, relatou a professora Arkeley Souza que leciona na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima.