SMS divulga Disque Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, continua recebendo denúncias de possíveis focos de Dengue pelo telefone 0800 - 281 – 4031 e está divulgando o número para ampliar a participação popular nessa fiscalização. O resultado dessas denúncias tem gerado uma série de abertura de imóveis fechados para vistoria. Hoje, sexta-feira (18), foi realizada a abertura de mais imóveis para vistoria e tratamento de focos de mosquitos da Dengue. Desta vez foi na Zona Sul, no bairro Planalto.

Segundo Fabiano Carvalho, Técnico de Vigilância Sanitária, o trabalho tem um balanço positivo pois desde 2008, que foi o ano da epidemia da doença em Natal, a queda de aberturas foi de mais de 100%, o que mostra que a população está cada vez mais consciente e também que a ação está funcionando, pois foi através dela que foram divulgados os imóveis antes das aberturas, e os proprietários passaram a se conscientizar tomando providências para que seu imóvel não se tornasse um ambiente criadouro do Aedes Aegypti”.

Além de convocar proprietários de veículos e, em alguns casos, até abrir imóveis fechados com o aval da justiça, a Secretaria agora parte para uma nova etapa e o próximo passo é fazer um processo administrativo de auto-infração, onde é gerada uma multa para os proprietários que abandonaram seus imóveis, deixando-os virarem possíveis focos do mosquito da dengue.

“É importante ressaltar que as denúncias não podem parar, e que os moradores que queiram denunciar algum imóvel ou terreno abandonado, onde exista suspeita de foco do mosquito da dengue, devem ligar para o número: 0800 - 281 – 4031, e fazer a denúncia”, lembra Fabiano.