Saúde intensifica combate aos roedores

Foram oito dias de trabalho envolvendo técnicos do Centro de Controle de Zoonoses da SMS e soldados do Exército Brasileiro, em um mutirão de combate a roedores, no bairro de Nova Descoberta. Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando um balanço das ações que devem prosseguir na próxima semana com trabalho de limpeza do bairro, feito pela Urbana.

Os técnicos do CCZ visitaram nos últimos dias 4.656 imóveis, (94,86% do previsto), onde foram colocados cerca de 300 kg de iscas parafinadas para eliminar os roedores (ratos) existentes na comunidade.

Segundo relato da população, as ações desenvolvidas já a partir do dia 10, quando foi realizada a primeira iscagem, surtiram muito efeito, pois conseguiu eliminar uma grande quantidade de ratos, o que foi registrado pelos técnicos durante as visita feitas casa-a-casa, nos dias seguintes da reiscagem.

“Durante o mutirão, cerca de 27% das casas encontravam-se fechadas, o que não permitiu o acesso dos técnicos a essas residências para fazer o combate aos roedores, sendo este o principal problema enfrentado pela a equipe do CCZ “, lamentou Láecio Luiz, coordenador da ação.

Devido à ausência dos moradores nos imóveis no dia do mutirão, a equipe do Programa de Controle de Roedores, pretende voltar ao bairro para realizar a iscagem nas casas que se encontravam fechados para controlar os roedores ainda existentes na área.

A terceira fase do mutirão será desenvolvida pela Urbana, no dia 24, quando será feita a limpeza de toda a área para a retirada do lixo dos terrenos baldios e entulhos existentes nos quintais, para que não possam abrigar novos roedores, além de outros insetos que prejudicam a saúde da população.

Informações Importantes:

· Este ano já foram realizados mutirões nas seguintes comunidades: Bairro Nordeste, Salgadinho no Bom Pastor, Passo da Pátria, Salinas e Beira Rio;

· Nos seis primeiros meses já foram realizadas cerca de 46.224 desratizações, incluindo visitas aos imóveis, instituições públicas e terrenos baldios.