SMS trabalha prevenção com moradores de Mãe Luiza

A chegada do período das chuvas traz com ela uma nova preocupação: os riscos de contaminação e doenças pelo contato direto com água suja de alagamentos ou que corre pelas ruas em direção aos bueiros. Por isso, a secretaria municipal de saúde começou um trabalho preventivo na cidade e esta semana leva informações e orientações aos moradores de Mãe Luíza. O objetivo é alertar sobre os cuidados para consumo de água potável e para que a população evite contato direto com água servida.

“Montamos um curso para os moradores de Mãe Luíza, especialmente aqueles que moram em áreas consideradas de risco, pois ficam nas encostas das dunas, com perigo de deslizamentos. Nos encontros, realizados na Escola Monsenhor Pegado, oferecemos palestras de noções básicas de defesa civil, noções básicas de primeiros socorros e atividades de orientação para a cultura de prevenção.”, explica Liane Medeiros, chefe da Vigilância Ambiental da SMS.

O curso para os moradores de Mãe Luíza termina hoje (22) com a entrega de certificados aos participantes, a partir das 19 horas, Escola Monsenhor Pegado. Mas o trabalho de prevenção continua, já que em parceria com a Defesa Civil, os profissionais da Vigilância à Saúde implantaram no bairro o Núcleo Comunitário de Defesa Civil. para capacitação permanente dos moradores através de palestras sobre Defesa Civil, direitos humanos, meio ambiente e saúde.

“A implantação do NUDEC busca envolver a comunidade nas atividades da Defesa Civil, minimizando assim possíveis problemas que possam surgir”, destacou o coronel Marcos Rodrigues, coordenador da defesa civil do município.