Governança da Gente cria parceria com a população

O comitê gestor da Governança da Gente, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig), será formado por 11 representantes de secretarias municipais, que administrarão as ações a serem desenvolvidas junto às comunidades de Natal. O grupo foi criado em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (22), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Segundo a secretária adjunta da Serig, Valéria Araújo Martins, dentro do Governança da Gente, foi criado a Comunidade da Gente, que tem o objetivo de integrar em parceria a população junto com o executivo municipal natalense. “Lançaremos o projeto no próximo dia 16 e 17 de julho, com uma programação nas comunidades de Aliança e Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.

Segundo Valéria Martins também será firmadas parcerias com agentes externos como universidades, bombeiros, Marinha, Polícia Militar. “O trabalho consiste em levar os serviços dos diversos órgãos da Prefeitura do Natal cada vez mais perto dos moradores e mais do que isso, fazer com que a população seja parceria do executivo na administração da cidade”, destacou a adjunta da Serig.

Numa segunda etapa serão criados comitês gestores nas comunidades, que contará também com a participação de representantes das secretarias municipais. A idéia maior é que com o desenvolvimento do projeto, a própria população também excute ações, se tornando dessa forma protagonista do crescimento de suas comunidades.

Estão envolvidas no comitê gestor da Governança da Gente as secretárias municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Obras Públicas e Infraestrutua (Semopi), Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Educação (SME), Alimentar, Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), gabinete da vice-prefeitura e Urbana.