Alunos da rede pública municipal aprendem segredos do jornalismo

Crédito da imagem: Adrovandro Claro

Os alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Natal, estão participando hoje (23) e amanhã (24), da Oficina de Jornal Jovem Marco, que acontece na Escola Municipal Juvenal Lamartine, no bairro do Alecrim. Cerca de 20 alunos com idades entre 13 e 14 anos, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, das Escolas Municipais Ivonete Maciel, Amadeu Araújo, Antônio Severiano, Francisca de Oliveira e Maria Madalena participam da oficina. A formação de jornal é uma ação do Projeto Educamídias, norteado pelos princípios teóricos da "Educomunicação", o campo de reflexão que une as áreas de Educação e Comunicação Social.

A oficina de jornalismo impresso está sendo ministrada pela jornalista Juliska Azevedo, editora executiva do Jornal Diário de Natal. O Projeto Educamídias é realizado pelo Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental (SAPEF) que integra o Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

A jornalista Juliska Azevedo explica que os alunos aprendem na primeira etapa, o funcionamento do jornalismo impresso, a importância do ato de comunicar, como produzir notícias, a criação da pauta, como apurar e escrever uma matéria jornalística e a criação do jornal impresso. Na segunda etapa como produzir um jornal, desde a definição do projeto, da pauta, da redação e edição, projeto gráfico, definição da capa. E a terceira etapa, faz parte da avaliação do trabalho final, do produto e da questão de circulação do jornal, afirma.

"O objetivo da oficina é a preparação dos nossos alunos, para o funcionamento e produção do Jornal Jovem Marco", declara o técnico da SAPEF, Alberto Alexandre Lima de Almeida.

"Na nossa escola a gente colhe as informações sobre os alunos e eventos, e depois escrevemos as matérias com o monitoramento do professor. Entrei para esse projeto no começo do ano, porque que faz parte do Programa Mais Educação e também vou participar do Jornal da Marco", esclarece Rafael Leitão de Lima, 13 anos, aluno do 6º ano, da Escola Francisca de Oliveira.

A Oficina de Jornal e a Formação de Rádio que aconteceu semana passada no Laboratório de Comunicação da UFRN, também fazem parte das atividades da Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento (Marco) da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os alunos formados irão atuar no Jornal Jovem Marco e na Rádio Jovem Marco, durante a realização da XII Marco, que ocorrerá integrada à 16ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec 2010, no período de 25 a 30 de julho, no Campus Universitário-UFRN.

Sobre a Marco

A Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento é promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como num espaço de iniciação científica, socialização e culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições escolares.

Os projetos são construídos a partir dos conteúdos curriculares e experiências significativas realizadas no cotidiano da sala de aula e nas atividades do contraturno a partir de um tema discutido antes de iniciar o ano letivo na Jornada de Educação – JENAT. O Marco é uma oportunidade de compartilhamento de saberes e fazeres de discentes e docentes da rede municipal de educação da capital.