Projeto Somar qualifica 202 alunos em corte e costura

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas formou, na tarde da última quarta-feira (23), 202 alunos na primeira turma do curso de qualificação profissional em corte e costura do Projeto Somar. Somar é um projeto piloto que articulado entre a Semtas, Instituto Transformação e a fábrica Guararapes Confecções, com o objetivo de qualificar pessoas em corte e costura para o mercado de trabalho. Os alunos do curso foram provenientes dos Centros Públicos e do Programa Bolsa Família.

O curso que teve início no mês de março, com 160 horas de aula, foi executado no Instituto Transformação (Quintas), na Fundação Estadual da Criança e do Adolescente - FUNDAC (Cidade da Esperança) e na Fundação Maria Neuzelides (Panatis). “Esse é um curso para pessoas que queiram gerar renda e crescimento pessoal. Dos nossos 202 alunos, 65 já estão com carteira assinada trabalhando”, afirma Jane Medeiros, Coordenadora de Projetos do Instituto. “A meta é qualificar até dezembro 1.500 pessoas em corte e costura”, afirma Pedro Costa, Secretário Adjunto de Trabalho da Semtas, que esteve presente entregando os diplomas aos formandos.

Um curso de qualificação profissional, direcionado para pessoas de baixa renda, tem o poder de provocar mudanças significativas na vida de quem se dedica em busca de uma nova realidade. Rutilene Silva, doméstica, 27 anos, soube através de amigas do curso de corte e costura gratuito oferecido através do Projeto Somar e aceitou o desafio de encarar as aulas. Ao final do curso, ela foi contratada pela empresa Guararapes. “É meu primeiro emprego em fábrica. Através deste curso consegui me qualificar e deixei de ser doméstica. Agora estou com novos objetivos de vida e com a benção de Deus agora vou poder pagar uma escola para a minha filha”, afirma Rutilene da Silva, ex-aluna.

No curso, os alunos aprenderam a confeccionar bolsas, camisas pólo, shorts, blusas, camisetas e saias. As roupas confeccionadas por alguns deles estavam expostas no local de encerramento do curso e foram avaliadas por Micaele Melo, diretora do Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho – DIAT. “É um trabalho bonito, bem elaborado e com bom acabamento. O nosso objetivo é que eles ingressem no mercado de trabalho e também que eles possam abrir suas próprias empresas”, afirma a diretora.

A próxima turma do curso, que já tem inicio marcado para julho, terá um total de 340 alunos. “O número aumentou porque firmamos recentemente uma parceria com a Associação de Mulheres de Santo Antônio do Potengi. Fazemos essa articulação para qualificar o máximo possível de pessoas”, afirma Jane Medeiros, Coordenadora de Projetos do Instituto.

“O curso foi importante porque me fez conseguir um emprego de costureira. Começo meu trabalho amanhã e estou ansiosa e feliz para começar logo. Quando a gente começa a costurar, não quer mais parar”, afirma Daniele Oliveira, ex-aluna.