CMEI Professora Maria Luíza Santos de Souza promove IV Mostra Cultural

Danças e brincadeiras foram descobertas pelas crianças no estudo da Mostra Cultural
Foto: Adrovando Claro/ SME

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Santos de Souza, localizado no Conjunto Santa Clara, bairro Planalto, realizou a IV Mostra Cultural resgatando o projeto que vinha sendo desenvolvido antes da pandemia. O projeto cultural trabalhou o folclore e mostrou a produção das crianças dos níveis III e IV, com apresentação de painéis, danças, lendas e uma culinária preparada especialmente para os pais. A ação aconteceu no último sábado (23).

A mostra cultural teve a releitura de Severino Borges com o Bumba meu boi, releitura de Ivan Cruz com a peteca, trabalhos gráficos e colagens com as lendas da Cuca, Vitória-régia, Saci-pererê, Iaras, parlendas, varal das cantigas, ciranda e pau de fitas. Além da confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis que os alunos mostraram durante as apresentações. Seis turmas com crianças entre 4 e 5 anos, participaram das apresentações folclóricas como Bumba meu boi, Ciranda, Pau de fitas e o Samba.

A diretora pedagógica Dumara Alves Ferreira contou que o projeto é sobre a descoberta do folclore e que esse patrimônio cultural foi todo transformado pelos alunos que prepararam trabalhos de desenhos, pintura e releitura de obras de autores conhecidos do folclore. “É o nosso primeiro evento depois do retorno presencial e os pais foram convidados porque fazia tempo que eles não entravam na escola. O evento serviu para conhecer as professoras, o trabalho, e conhecer como é a rotina da escola e o nosso maior interesse é que os pais prestigiem os trabalhos e valorizem as produções das crianças”, enfatizou Dumara Alves.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, prestigiou a mostra cultural e na oportunidade parabenizou toda a equipe do CMEI pelo excelente trabalho exposto. “É um belíssimo trabalho de aproximar as crianças da cultura popular e também aproxima a família para que conheça as tradições culturais como o pau de fita, conheça o samba, a alimentação, as danças e são nomes que vão ampliando o repertório das nossas crianças”, afirmou.

Sílvio Chistian da Silva, pai da aluna Letícia Fernandes da Silva, ficou muito contente com a participação da filha na apresentação e esclareceu que se sentiu muito feliz e grato pela ação dos professores em realizar esses tipos de atividades que conduz as crianças para a cultura popular, estimula um tema que foi muito importante no passado e que vai ser muito bem lembrado no futuro. “A minha filha, era muito reservada e não se expressava muito, mas a partir do momento que passou a frequentar o CMEI, percebemos uma melhora de 100% na interatividade dela, tanto em casa, como nas relações sociais com outras pessoas. Isso foi positivamente muito emocionante e sou muito grato pelo que essa mudança vem trazendo no comportamento da minha filha”, constatou.

No encerramento das apresentações culturais de danças folclóricas houve a distribuição para os pais da culinária especialmente preparada com produtos como tapioca com coco e cocada.