Semtas promove curso de Libras para profissionais dos Centros Públicos

O Departamento de Qualificação Profissional (DQP) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas está promovendo um curso de Libras para funcionários e instrutores dos Centros Públicos do Alecrim e Cidade Alta. O objetivo é que, ao final do curso, os profissionais possam orientar melhor as pessoas portadoras de deficiência auditiva na busca de emprego e da inclusão social. “Os profissionais precisam estar capacitados para se comunicar com todos os cidadãos que necessitam dos nossos serviços. E uma vez que defendemos a política de inclusão, não devemos excluir por falta de conhecimento. Vamos qualificá-los”, afirma Socorro Costa, Chefe do DQP.

A capacitação que começou na última terça-feira (22) com duração prevista até 02 de julho, está sendo realizada no Centro Público da Cidade Alta. São cerca de 40 profissionais dos Centros Públicos que estão aprendendo com a portadora de deficiência auditiva e professora de Libras, Juliana Fernandes Montalvão Mateus, a falar com os surdos.

A intenção é que em breve 300 técnicos dos programas sociais da Semtas como Cras, Creas, Paif, entre outros, também estejam aptos a se comunicarem com usuários dos serviços em Libras. “A meta é chegar em dezembro com mais de 300 profissionais com conhecimento em libras”, afirma a Chefe do DQP.