SME garante funcionamento da Creche Infantil Kátia Fagundes Garcia

Com relação ao funcionamento da Creche Infantil Kátia Fagundes Garcia, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil, (DEI), assegura que o ano letivo das 160 crianças matriculadas na unidade de ensino não será prejudicado.

De acordo com a diretora do DEI, a professora Kátia Lanzillo, a SME está finalizando os preparativos para que a creche funcione plenamente no prédio locado pela Prefeitura Municipal do Natal, situado na rua Moura Rabelo, 1940, no bairro de Candelária, zona Sul da capital.

Kátia Lanzillo reforça ainda que, para adequar as instalações físicas ao pleno funcionamento da creche, algumas mudanças estão sendo realizadas. No entanto, como o município se prepara para iniciar seu recesso letivo do primeiro semestre, o retorno das atividades na creche vai acontecer exatamente na volta das aulas da rede municipal, no mês de julho. "É preciso a construção de uma rampa, pois o acesso pelo interior também acontece por escadas", afirma.

Um detalhe importante é que as crianças atendidas pela creche estão na faixa etária compreendida entre dois e cinco anos de idade, estando fora da grade regular de alfabetização, o que não compreende em prejuízo de aprendizado escolar.

Novos CMEIs

A rede municipal de ensino vai ganhar cerca de mil novas vagas. E em seguida, a rede será novamente ampliada pois além da reforma de algumas unidades já existentes, haverá a construção de mais 13 unidades, sendo três em andamento adiantado. No momento já estão em construção, os CMEIs Leningrado (Rua Projetada, Quadra 22), o Rio Mar, em Pajuçara, (rua Heleno Lopes da Silva) e o Vulpiano Cavalcanti, em Vila Paraíso. A maioria das unidades estão localizadas nas regiões Oeste e Norte da capital.

Outras seis unidades serão licitadas no dia 28 desse mês são os CMEIs dos bairros de Lagoa Azul, Pitimbu I e II, Guarapes e Potengi I e II. A construção desses seis novos CMEIs cuja licitação está sendo preparada, beneficiará um total de 1.500 crianças, 250 por unidade. A liberação dos recursos foi assinada no mês de novembro de 2009, em Brasília. A verba (R$ 8 milhõs) faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pré-Infância).