Drives Nélio Dias e Via Direta funcionam no feriado de Proclamação da República

Foto: Joana Lima/Secom

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), vai manter o funcionamento dos drives Nélio Dias e Via Direta na segunda-feira (15). Com isso, a população de Natal que está com o esquema vacinal incompleto ou que ainda não recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 vai poder se vacinar no feriado da Proclamação da República, exclusivamente nesses dois locais. Os pontos funcionam no horário padrão, das 08h às 16h, com aplicação da primeira, segunda ou terceira dose dos imunobiológicos.

Na terça-feira (16) será retomada a aplicação das vacinas em todas as unidades básicas de saúde, incluindo as de horário estendido até 18h (UBS São João, UBS Nova Descoberta, USF Nova Natal, UBS Pajuçara, USF Panatis, USF Valedourado, USF Bom Pastor e USF Felipe Camarão II). Neste mesmo dia, os serviços de vacinação do Palácio dos Esportes e Sesi serão transferidos integralmente para os drives Nélio Dias e Via Direta, sendo assim, a população pode procurar as salas de vacinação ou o drive do Nélio Dias e Via Direta.

"Essa mudança a gente vê como uma forma de otimizar a capacidade de atendimento desses drives, já que o Via Direta e o Nélio Dias tem capacidade de atender até três mil pessoas por dia e são localizados em pontos estratégicos da cidade. Também deixamos a vacina disponível em todas as unidades de saúde, sendo algumas delas com horário estendido", afirma o secretário Municipal de Saúde, George Antunes.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 05 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias. Os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).