Ligações clandestinas de esgotos no bairro do Igapó são tamponadas pela Semurb


Ligações clandestinas de esgotos no bairro do Igapó são tamponadas pela Semurb
Foto:Divulgação/Semurb

Mais oito imóveis do Conjunto Cidade do Sol, no bairro de Igapó, zona Norte da capital tiveram suas ligações clandestinas tamponadas na manhã desta sexta-feira (12). Ao todo foram 108 residências foram notificadas pela fiscalização e até o momento 55 imóveis já tamponados. A operação da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realiza o procedimento que veda as tubulações irregulares que lançam esgoto e água servida em via pública, trazendo diversos transtornos à população. 

"Dando sequência ao cumprimento da decisão judicial hoje foram realizados  mais oito tamponamentos. Além disso foram refeitos mais dois em imóveis onde os proprietários haviam retirado os tampões. Nestes casos os moradores serão autuados com multa e  denunciados por crime de desobediência à decisão judicial", explica o supervisor de fiscalização de água e solo, Gustavo Szilagyi, 

A  multa para os moradores que insistirem na infração é de R$ 2.149 reais. Ainda de acordo com informações do supervisor da Semurb, antes de iniciar os tamponamentos as equipes da Semurb estiveram no bairro e realizaram a verificação de todas as ruas do conjunto nas quais os proprietários já haviam sido notificados a paralisar voluntariamente o despejo dos efluentes. 

A operação iniciada no último dia 22 de outubro cumpre de decisão judicial e acontece durante os próximos dias, até que todas as tubulações que lançam o efluentes em via pública sejam vedadas.  Na semana passada, já haviam sido feitos 24 tamponamentos.

Descartar água servida na rua ou promover ligação de esgoto na rede de drenagem além de ser ilegal, acarreta danos à saúde da população e traz prejuízos para os cofres públicos. A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. 

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389