Estudantes da Escola Municipal João XXIII se reencontram depois de 50 anos

Foto: Manoel Barbosa/SME

Um reencontro 50 anos depois. No início da noite desta quinta-feira (18), cerca de 120 ex-alunos da Escola Municipal João XXIII se reuniram para celebrar meio século de amizade fundada nos bancos escolares. Ex-professores e diretores também participaram do “Jubileu de Ouro da Amizade”. A unidade de ensino está localizada no bairro do Alecrim. Os veteranos se reencontraram ao longo dos últimos anos por meio das redes sociais, e um grupo de WhatsApp vem mantendo o contato entre eles, que se conheceram ainda quando a escola era chamada de Instituto Municipal João XXIII e funciona na região do Baldo e foi demolido para a construção do atual viaduto.

Os ex-alunos prepararam uma programação festiva para comemorar o reencontro, como entrega de placas aos ex-diretores, professores e alunos, incluindo um resgate narrativo e fotográfico da história do instituto que na época era dividido pelos ensinos primário, ginásio e técnico. O cantor Babau interpretou a canção autoral “Aos amigos do Municipal”.

“Estamos em festa. É um momento sublime. Hoje podermos reunir mais de 120 ex-alunos depois de passados mais de 50 anos e também por termos a honra de receber mestres e diretores. Temos a dimensão do momento histórico que estamos vivendo, compreendemos a grandeza que o Colégio Municipal João XXIII representou em nossa vida. Estamos representando o coletivo de tantas histórias de superação construídas nesses 50 anos. Temos a lembrança viva da cantina, biblioteca, laboratório, da ponte do riacho, das salas lá de trás, e até das enchentes que motivaram a suspensão das aulas”, destacou o ex-aluno Marcus Vinícius Pereira, 66 anos e administrador que foi escolhido orador da turma.

A ex-aluna Maria de Lourdes Rocha, 64 anos, funcionária pública aposentada, relatou que ser a porta-voz dos ex-alunos do Instituto Municipal João XXIII neste momento foi um misto de alegria e saudade que habita o coração de cada um. “Costumamos dizer que nossa vida é um livro com páginas em branco e a cada dia se escreve um pouco da nossa história, e hoje certamente estamos juntos escrevendo um capítulo mais que especial”.  Lurdes Rocha participou do evento acompanhada da mãe Edeíra Rocha, de 84 anos, professora aposentada, que estudou na mesma escola e foi voluntária no projeto “De pé no chão também se aprende a ler”. “Eu estudava no instituto na primeira turma do pedagógico e comecei a ensinar no projeto que era na Associação de Imprensa, era um estágio, ” recordou.

O ex-professor Antônio Fernandes Carvalho, 82 anos, elogiou o encontro e disse que foi diretor e professor do Instituto Municipal, trabalhando até a demolição do prédio, sendo transferido para atual escola e se aposentando na Secretaria de Educação do Município. “Aqui, ensinei Desenho Geométrico para várias turmas”. Outro ex-diretor, Jonas Pinheiro Borges, 77 anos, funcionário público aposentado, atualmente reside em Brasília (DF), comentou que encontro diz muito do passado. “É uma forma do ser humano rejuvenescer, é como se os dias decorridos nos anos 70, estivessem sido trazidos para hoje, que é o que nós estamos celebrando e é da maior importância”, ressaltou.

A atual diretora administrativa Verônica Medeiros, apontou que é muito bom saber que há 50 anos atrás esses ex-alunos ocuparam as cadeiras da instituição educativa e estão retornando para trazer recordações e boas lembranças daquela época. “Como é bonito ver que eles preservaram essa amizade, passaram-se 50 anos, mas fizeram questão de fazer um momento como esse, comemorar a amizade juntos no espaço que eles construíram conhecimentos”, refletiu. Os ex-alunos presentearam a Escola Municipal João XXIII com uma impressora.