Semdes inicia curso de formação de guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha 


Semdes inicia curso de formação de guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha 
Foto: Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) abriu na manhã desta segunda-feira (22) o curso de formação continuada para a Patrulha Maria da Penha. As instruções estão acontecendo no auditório do Parque da Cidade do Natal e seguem até a próxima sexta-feira (26), quando serão formados guardas municipais de Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Parnamirim, João Câmara, Vera Cruz e Extremoz. 

 

A abertura da capacitação foi feita pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, que falou um pouco sobre como vão funcionar as atividades pedagógicas, citou alguns especialistas que vão ministrar aulas e ressaltou a importância da formação para a consolidação e fortalecimento da rede de apoio e proteção à mulher vítima de violência doméstica em Natal e no Rio Grande do Norte. 

 

“Estamos dando mais um passo importante para levar a Patrulha Maria da Penha para outras cidades do Estado. Natal foi o município pioneiro no RN e hoje estamos contribuindo para que outras guardas possam agir na defesa da vida das mulheres vítimas de violência”, comentou. 

 

A primeira palestra do dia foi ministrada pela deputada estadual Cristiane Dantas, que falou sobre o papel do Legislativo na criação de leis de proteção à mulher, combate à violência doméstica e fomentadora da educação e da liberdade econômica feminina. A deputada fez um relato das leis que tratam do tema e distribuiu cartilhas explicativas sobre as legislações debatidas na palestra. 

 

Já no segundo momento, os guardas municipais dos sete municípios contemplados com a capacitação puderam conhecer um pouco da rede de proteção a mulher gerida pela Secretaria Municipal da Mulher de Natal (Semul), em especial sobre o objetivo, funcionamento e processos referentes a Casa Abrigo, que é um lar mantido pela Prefeitura do Natal para abrigar mulheres ameaçadas de morte. A palestra foi conduzida pela secretária da Semul, Andréa Ramalho. 

 

Durante o curso serão ministradas outra disciplinas, entre elas O papel da advocacia na garantia dos direitos da mulher; O funcionamento das Delegacias da Mulher; O patrulhamento e seu monitoramento às mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha; A escuta especializada da criança e do adolescente vítima de violência doméstica; O judiciário e suas atribuições na aplicabilidade da Lei nº 11.340/2006; Sociologia da violência e o Observatório; Centro de Referência Elizabeth Nasser: O que é e como funciona; e outras. 

 

No total, serão qualificados 40 operadores de segurança pública fornecendo ao agente a capacidade de atender as vítimas, zelando pela sua segurança física e emocional, como também na atividade técnica efetiva de execução de todo o processo de medidas protetivas. O momento contou com a participação do comandante da Guarda Municipal do Natal, Alberfran Grilo, e do subcomandante de Instrução, Isaque Nicácio. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389