Natal em Natal reúne projetos patrocinados pela Prefeitura por meio do Programa Djalma Maranhão


Natal em Natal reúne projetos patrocinados pela Prefeitura por meio do Programa Djalma Maranhão
Foto: Divulgação:Brunno Martins /Redação: Secom

O calendário do Natal em Natal está ainda mais plural com a participação de produtores e artistas natalenses cujos projetos são fomentados pela Prefeitura de Natal por meio do Programa Djalma Maranhão. São festivais gastronômicos e culturais, espetáculos de teatro, auto natalino, exposição de artes visuais, concertos de música clássica e feirinhas culturais para todos os gostos e idades, em vários bairros da capital. Eles fazem parte da programação oficial que se estende até 6 de janeiro. O Programa Djalma Maranhão é considerado o principal motor da economia criativa na capital, provido com recursos do Município a partir da renúncia fiscal de ISS e IPTU de empresas apoiadoras.
 
Natal Fest Gourmet
O final de semana será um prato cheio para natalenses e turistas fãs de boa comida. O Natal Fest Gourmet acontece nos dias 25, 26 e 27 em formato presencial no entorno da praça Ecológica, na Av. Praia de Ponta Negra. Além da diversidade gastronômica, a programação oferece shows musicais todas as noites. Na quinta-feira tem Deusa Nordestina do Forró interpretando clássicos e músicas autorais a partir das 19h. Às 20h30 sobe ao palco o Choro do Elefante, grupo que encampa o movimento de valorização do chorinho. O repertório de clássicos que contam a história do gênero musical e obras do potiguar K-Ximbinho. Às 22h é a vez do grupo Fuxico de Feira.
 
 Na sexta-feira (26), o repentista, cantor e poeta Felipe Pereira vai receber convidados a partir das 19h para duelos de rimas e violas. Às 20h30 entra a banda Choro Bom, com um repertório composto por clássicos do choro brasileiro e em seguida tem Nailson e Banda. No sábado, a arena gastronômica abre mais cedo, às 15h, para a final da Libertadores, com o Festival “Costelasso” onde serão servidos costelas assadas no fogo de Chão. A partir das 19h tem o forrozeiro Canelinha com um repertório dançante e pitadas de brega. Às 20h30 entra o mestre sanfoneiro Zé Hilton e o encerramento será com pop rock e MPB de Eugênio Bezerra. 
 
Big Band
No dia 28 de novembro, próximo domingo, o Som da Mata terá uma edição festival com a Big Band Jerimum Jazz, a partir das 16h no Parque das Dunas. A entrada é gratuita. A Big band Jerimum Jazz é um grupo permanente da UFRN que tem mais de 20 anos dedicada à pesquisa de ritmos do jazz e música brasileira.
 
Aquarela Nordestina
Um musical inspirado na obra do escritor e dramaturgo Junior Dalberto estreia dia 30 de novembro, às 20h, no Teatro Riachuelo. Aquarela Nordestina - O Musical leva ao palco, com direção artística do maestro Danilo Guanais, a cultura dos nove estados nordestinos com suas particularidades. O elenco é formado por 14 bailarinos que se revezam no palco, em um trabalho de muita pesquisa para que os ritmos mais característicos de cada estado estejam contemplados. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo uhuu.com. 
 
Seis e Meia especial
O Projeto Seis e Meia está com uma programação especial entre novembro e dezembro no formato híbrido: de forma presencial todas as terças-feiras, às 18h30 no Praia Shopping, ou ao vivo pelo YouTube da Band RN. No próximo dia 30 a atração é a Ribeira Boêmia cantando Jorge Aragão. Em dezembro, o Seis e Meia trará Roberto do Acordeon cantando Gonzagão (7.12), Eduardo Taufic interpretando Ivan Lins (14) e Alzeny Melo homenageando Bibi Ferreira (21.12).
 
 
Em Torno do Beco
No dia 3 de dezembro, a partir das 18h na Galeria da Funcarte, será realizada a exposição coletiva Em Torno do Beco, um encontro das novas gerações de artistas visuais que transitam com sua arte pelo Beco da Lama e o Centro Histórico. São 14 pintores: Alexandre Ribeiro, Verônica Maria, Tony França,  Angelo Desmoulins (Jotó), Fábio Eduardo, Arthuri, Assis Marinho, Nilson Araújo, Francisco Eduardo, Dilson Oliveira, Valderedo Nunes, Rogério Silva e Girotto. O projeto é idealizado pelo artista Jotó, conhecido pelas molduras e objetos artísticos que nascem no Ateliê do Jotó. 
 
Frevo do Xico e Desfile de Natal 
A Orquestra Frevo do Xico vai investir na tradição dos ritmos da cultura popular, como ciranda e coco de zambê, vertidos para o som da orquestra. O grupo elaborou um Desfile de Natal no dia 05 de dezembro, às 18hs, no qual a orquestra Frevo do Xico vai desfilar no Pranchão na Av Itapetinga, apresentando os personagens como o Boi, o Jaraguá e o Papai Noel surfista, que irão compor o projeto Natal Feliz, ação que terá desdobramento em 2022. 
 

Rua das Cores
A rua Historiador Tobias Monteiro, local onde funciona o Espaço Cultural e Bar Mormaço, será o ponto de encontro do projeto Rua das Cores, todas as tardes de sábado, por meio da música, da arte e da cultura, gastronomia. A programação acontece nos dias 04 e 05 de dezembro, 08 e 09 de Janeiro e 05 e 06 de Fevereiro.

O Maior Espetáculo
Integrando a programação por meio da Lei Aldir Blanc no município de Natal, o Prêmio Hangar de música também estreia dia 5 de dezembro, no Anfiteatro Papódromo, às 17h, em Lagoa Nova. Mais de 20 atrações estarão no palco da tradicional premiação musical que tem como tema “O Maior Espetáculo”,  uma homenagem ao circo através de um repertório lúdico recheado de canções infantis que marcaram época. 

Cantando a história
Outra atividade do Natal em Natal é o projeto Cantando a História, um concurso de música competitiva onde o objetivo é contribuir na criação de um repertório onde os compositores apresentam canções inspiradas na cidade do Natal, especialmente em seu centro histórico, suas tradições e atrativos culturais e turísticos.  A programação acontecerá dia 18 de dezembro, no Centro Histórico e tem participação aberta para todos os compositores residentes em terras potiguares e que tenham interesse cultural em compor e interpretar temas com referências históricas e homenagens à cidade do Natal.

Caminhada Histórica
Tradicional evento que promove a imersão na história da cidade através de um passeio pelos bairros mais antigos e suas paisagens arquitetônicas, a Caminhada Histórica de Natal está de volta ao formato original. O projeto também integra ao evento três concursos: de música, redação e de fotografia, com premiações em dinheiro. 

Um Presente de Natal
Em 2021, o mais antigo auto natalino da cidade, “Um Presente de Natal” completa 24 anos de existência. Com direção de Diana Fontes e música e texto de Danilo Guanais, a apresentação deste ano aposta na valorização da cidade para celebrar a fundação de Natal e contar a história do menino Jesus. Belas canções, folguedos populares natalinos e elementos lúdicos completam a obra que tem apresentações previstas, no palco da Árvore de Mirassol, para os dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h.


PROGRAMAÇÃO
DIA 25.11
Natal Fest Gourmet
praça Ecológica de Ponta Negra | Das 18h às 23h
DIA 26.11
Natal Fest Gourmet | praça Ecológica de Ponta Negra | Das 18h às 0h
 
DIA 27.11
Natal Fest Gourmet | praça Ecológica de Ponta Negra | Das 15h às 1h
 
 
DIA 28.11
Som da Mata, 16h30 | Parque das Dunas
 
DIA 30.11
Projeto Seis e Meia , 18h30, no Praia Shopping e no YouTube
Aquarela Nordestina, 20h, Teatro Riachuelo
 
DIA 03.12
Exposição Em Torno do Beco, 18h, Funcarte
 
Dia 04.12
Rua das Cores, 17h, Bar Mormaço
 
Dia 05.12
Prêmio Hangar - O Maior Espetáculo | Papódromo, 17h
Desfile de Natal - Frevo do Xico Tradição, 18h, Av. Itapetinga

Dias 18.12
Caminhada Histórica de Natal 
Cantando a História

Dias 23, 24 e 25 de dezembro
Um Presente de Natal, às 20h | Árvore de Mirassol

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389