Semtas vai inaugurar mais três Cras

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas irá inaugurar até o final de julho novas unidades de Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, onde serão implementados os serviços de Proteção Social Básica de Assistência Social. “Queremos melhorar cada vez mais o atendimento à população referente à proteção social básica. O nosso objetivo é prevenir situações de risco e vulnerabilidade social e desenvolver as potencialidades das famílias nas comunidades”, afirma Lisandra Brito, Chefe do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB.

Serão três novas unidades nas comunidades do Paço da Pátria, Planalto e Nossa Senhora da Apresentação. Haverá ainda duas unidades volantes que atuarão nas quatro regiões administrativas da cidade. As unidades volantes terão sede no prédio da Semtas, na Avenida Bernardo Vieira. Atualmente, Natal já conta com cinco Cras localizados estrategicamente em áreas de riscos e vulnerabilidade social nos bairros Redinha (África), Felipe Camarão, Guarapes, Pajuçara e Salinas.

Os prédios onde funcionarão os novos Cras já foram alugados, e a fase agora é de equipar com a mobília e o material de expediente. “Já contratamos o pessoal que vai compor a equipe técnica fixa. São 59 novos profissionais que irão somar aos que já eram do quadro da secretaria e que foram designados para os novos Cras. Os profissionais também já foram capacitados, no período de 22 a 30 de junho”, afirma Helena Fernandes, Coordenadora dos Cras.

Os Cras atenderam ao longo de 2009 mais de 36 mil pessoas. O Centro de Referência é responsável pela articulação dos serviços da Rede de Proteção Social e tem como objetivo oferecer acesso às famílias aos serviços de saúde, educação, trabalho e renda, integração social, dentre outros, bem como a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. Atende principalmente pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza, ausência de renda, com precário acesso aos serviços públicos e com fragilidade dos vínculos de pertencimento familiar e comunitário.