Saúde e segurança do trabalho são temas de palestra realizada pela Semtas

Foi realizada na secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social, nesta quarta-feira (30), a palestra com a psicóloga e servidora Riane Feitosa que trouxe a pauta “Saúde e Segurança do Trabalho” ao público interno. Na ocasião foi apresentado aos servidores da Assistência Social o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e o setor de Segurança do Trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho – OIT registrou que o total de auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais passaram de 224 mil em 2019 para 289 mil afastamentos em 2020, um aumento de 30% no ano da pandemia da Covid-19.

Fato é que o aumento dos transtornos mentais e comportamentais podem ter uma relação com a pandemia, inclusive com o risco de se contaminar sendo considerado fator estressor para a saúde mental do trabalhador. “Esta palestra surgiu diante da necessidade de alertar os servidores da Assistência Social sobre o aumento dos casos de transtornos de ansiedade, depressão e pânico iniciados com a pandemia da Covid-19, causadores de afastamento do trabalho em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabemos que a Semtas esteve na linha de frente, atuando todos os dias para minimizar as sequelas da pandemia. Diante disso, sentimos que era hora de conversarmos sobre saúde mental”, afirma a técnica de segurança Manuella Freire, responsável pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho.

A psicóloga Riane afirmou durante a palestra que nem sempre é possível perceber os sintomas de depressão, ansiedade e pânico. “Muitas pessoas continuam nas suas atividades laborais sem sinais aparentes de que algo não vai bem, por isso é preciso prestar atenção a mudanças significativas na qualidade de vida do indivíduo. Sensações prolongadas de tristeza ou de inutilidade, atrasos, ausências e faltas dos trabalhadores em horário determinado para sua jornada de trabalho são pontos de alerta”, reconhece. “Percebemos a necessidade de refletirmos sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos servidores da Assistência Social. Pensamos nesse momento como um espaço de acolhimento, sensibilização e de discussão sobre estratégias de cuidado, a partir das contribuições da psicologia”, continua Riane.

Para a secretária adjunta da Semtas, Ana Valda Galvão, o bem-estar além de manter o trabalhador saudável e satisfeito, contribui para a produtividade com eficiência e responsabilidade social. “Este é o momento da Semtas realizar ações de promoção ao bem-estar físico, mental e social dos servidores”, conclui.

Núcleo de Atenção à Saúde do servidor (NASS)

O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) se configura como um projeto pioneiro dentre as secretarias de Assistência Social do RN. Tem como objetivo trabalhar a humanização nas relações de trabalho e pensar as questões emocionais dos servidores.

“Quando ele foi implementado o grupo fez uma busca em vários setores e descobriu que existia um setor parecido com o nosso na secretaria de Saúde, mas não existe em secretarias de Assistência. Então hoje a Prefeitura de Natal, por intermédio da Semtas, acaba tendo esse olhar cuidadoso com seu servidor ao ofertar esse espaço de cuidado para além da secretaria de Saúde”, explica Élida Dantas, psicóloga do NASS.

Os psicólogos do NASS afirmam que já tiveram inúmeros casos que puderam contribuir ajudando os servidores, oferecendo um acolhimento e uma escuta psicológica, de forma ética, para que o servidor possa falar o que ele quiser, numa sala reservada, sempre mantendo o sigilo nesse acolhimento. Além disso, é oferecido escutas grupais, atividades in loco nas diversas instituições ligadas a Semtas para poder trabalhar cada vez mais esse processo da humanização.