Ciclo de palestras sobre mudanças climáticas é destaque na Sema Natal 2022

Foto: Divulgação/Semurb

Debater a educação como ferramenta imprescindível na nossa relação com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, a relação entre unidades de conservação e a manutenção do clima, além das mudanças climáticas no contexto atual foram os temas debatidos na manhã desta quinta-feira (2), no ciclo de palestras da Semana do Meio Ambiente 2022, que aconteceu no auditório do Parque da Cidade Dom NIvaldo Monte.

A primeira palestra com o tema: "Não se vive sem educação" foi apresentada pelo chefe do setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escóssia, que destacou a importância da educação para os processos de conscientização, que contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, uma vez que atua na formação da consciência e mudança das nossas atitudes.

Segundo ele é preciso primeiro atuar na nossa esfera mais próxima, na nossa casa, na nossa comunidade e, partir daí, seguir para ações mais abrangentes. "Se eu não cuido de meu ambiente como vou cuidar do meio ambiente", disse. "Um povo sem educação não é nada. Com a pandemia pudemos reavaliar nosso processo de vida e de transformação de maneira mais consciente e refletir no que queremos deixar para as próximas gerações", finaliza.

Em seguida, a discussão foi sobre "Mudanças Climáticas'', ministrada pelo secretário da Semurb, Thiago Mesquita.  Ele é graduado em Ecologia pela UFRN (2008) e Tecnologia em Meio Ambiente pelo IFRN (2005),  e mestre em Bioecologia Aquática também  pela UFRN (2008).

Em sua fala Mesquita abordou entre outros temas o aumento da temperatura média do planeta e suas as consequências para a vida na terra. "Com o passar do tempo, as temperaturas mais quentes estão mudando os padrões do clima e prejudicando o equilíbrio usual da natureza. Já aumentamos 0.9 graus e até 2100 a previsão e que podemos aumentar em 1.5 grau. Isso apresenta riscos para os seres humanos e outras formas de vida", alertou.

Entre as consequências mais graves está a possibilidade de inviabilizar a existência da espécie humana com a escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, alterações nas chuvas, que resultam em tempestades mais severas e ciclones entre outros. E também destacou como podemos mudar esse cenário, um dos pontos mais importantes, segundo ele, é o investimento em energias renováveis.

E por fim, o tema abordado foi "o papel das unidades de conservação na manutenção do clima ", ministrada pelo engenheiro ambiental, Luiz Augusto Correia, atual chefe do setor de Manejo do Parque. Segundo ele o Brasil possui atualmente 2.598 unidades de conservação, a maioria delas não possui plano de manejo que rege seu funcionamento, diferentemente do Parque da Cidade que já possui.

Correia ressaltou que unidades contribuem para garantir a regulação do microclima,  possibilitam o abastecimento do lençol freático, auxiliam na captura do gás carbônico, promovem o desenvolvimento  sustentável a partir de recursos naturais, além de proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos  como também proteger os recursos naturais necessários à subsistência da espécies. "Natal tem uma grande vantagem, pois possui em seu território duas unidades de conservação que atuam na regulação do clima, que são o Parque da Cidade e o Parque das Dunas", disse.

PROGRAMAÇÃO

Com o tema “Uma Só Terra: cuide e preserve. Esta é nossa casa!”, a Semana do Meio Ambiente de Natal 2002 continua com suas atividades até o dia 9. Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.

Na sexta-feira (3), as atividades se estenderão ao Partage Norte Shopping, com a exposição fotográfica “Observando a Natureza: A beleza captada pelas lentes" de Luciano Capistrano e Carla Belke, que ficará até o dia 5, na praça de alimentação. Além de bate-papo sobre responsabilidade ambiental, com a coordenadora do Projeto Planta Natal, Danielle Mafra e Grupo Cidade Limpa, a partir das 18h30 também na Praça. E ainda, drive-thru de lixo eletrônico numa parceria com a Urbana e Natal Reciclagem, das 17h às 20h, no estacionamento do shopping.

Além disso, na sexta também acontece a abertura da feirinha de artesanato no Parque da Cidade, das 13h às 17h, que segue pelo fim de semana no sábado (4) e domingo (5).

Também no sábado pela manhã,  às 7h, a população poderá fazer as trilhas naturais guiadas no Parque da Cidade. E conferir na biblioteca a apresentação do Coral Santa Cecília, regida por Edvaldo Ribeiro, às 15h. E ainda participar do drive-thru de lixo eletrônico e conscientização, que será realizado pela URBANA e SEMURB, em frente ao CCAB-Sul, na Av. Engenheiro Roberto Freire.

Já no domingo (5), a partir das 15h, teremos mais uma apresentação dentro do "Projeto o Parque é Nosso!", edição especial Sema 2022, com a cantora Renata Paiva. E as 16h30 a aula Yoga do Pôr-do-sol com a professora, Marília Mariano. Confira a programação completa. CLIQUE AQUI.