Semsur legaliza ambulantes de Ponta Negra com entrega de crachás e coletes

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), fez a entrega na manhã desta terça-feira (05) do kit de crachás e coletes para identificação e legalização dos comerciantes informais da orla da Praia de Ponta Negra. Um total de 204 ambulantes e vendedores receberam a autorização para atuar no Calçadão e na faixa de areia da praia. A distribuição ocorre dentro do projeto de ordenamento da orla de Natal.

A entrega ocorreu com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), da Comissão de Vendedores Ambulantes e da Ferreira Costa, parceira do ordenamento. O primeiro a receber o kit de crachá e colete das mãos do secretário Irapoã Nóbrega foi o trabalhador Alderi Domingos Alves que trabalha com moda praia.

De acordo com o secretário Irapoã Nóbrega, o ordenamento do comércio ambulante da orla de Natal é uma obra essencial em toda cidade turística. “O poder público vai poder agora ter controle e mais condições de fiscalização e os próprios trabalhadores terão mais segurança e respeito da população no desenvolvimento de suas atividades”. O secretário enalteceu o trabalho inédito realizado em parceria com a  iniciativa privada através da empresa Ferreira Costa e da Associação dos Trabalhadores Informais da Orla de Ponta Negra.

O presidente da Associação de Ambulantes, Francisco Roberto Vasconcelos, 55, que há oito anos vende queijos na areia de Ponta Negra, comemorou a legalização da atividade: “Quero parabenizar a todos os ambulantes por essa importante conquista”.

O ambulante Francisco de Assis Ferreira, que há 18 anos trabalha com moda praia em Ponta Negra, também destacou a importância da legalização dos ambulantes:  “Será bom para a Prefeitura, para o turista e para a população de Natal, mas especialmente para nós ambulantes que só queremos levar o pão para nossa casa de maneira honesta e legalizada, o que agora está se concretizando".