Série de vídeos no Instagram esclarece mitos e verdades sobre o Plano Diretor de Natal


Série de vídeos no Instagram esclarece mitos e verdades sobre o Plano Diretor de Natal
Foto: Alex Régis/Secom


Com a sanção do novo Plano Diretor de Natal (PDN),em março deste ano, inicia-se uma nova etapa do ordenamento urbano na capital potiguar. E para deixar a população ainda mais informada sobre o assunto, a Prefeitura do Natal, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), lança uma série de vídeos semanal sobre os mitos e verdades sobre o PDN. O primeiro será veiculado na tarde desta terça-feira (19), no Instagram do Plano Diretor (@planodiretornatal).

Os vídeos no formato reels, para fácil disseminação, serão divididos em mitos e verdades sobre a nova lei e a apresentação dos instrumentos de ordenamento urbano que integram a legislação.  Gravados pelo titular da Semurb, Thiago Mesquita, eles irão esclarecer os pontos mais importantes da lei.  

O principal objetivo da web série é esclarecer dúvidas sobre as mudanças com o novo plano de forma acessível e dinâmica, a fim de alcançar todos os natalenses. Bem como desmistificar fake news sobre o documento. "Natal colherá a médio e longo avanços com a nova política pública que engloba aspectos socioeconômico, ambientais, culturais, histórico, artístico e arquitetônico", disse Mesquita. 

O Plano Diretor

O Plano Diretor  é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano sustentável do Município, bem como de orientação do desempenho dos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão do espaço urbano. E tem o objetivo de manter o pleno desenvolvimento das funções sociais e ambientais da cidade e da propriedade, garantindo um uso socialmente justo e ecologicamente equilibrado do seu território, de forma a assegurar a todos os seus habitantes, condições de qualidade de vida, bem-estar e segurança. 

Ainda segundo o secretário da Semurb, o novo PDN traz como legado principal equilíbrio e sustentabilidade. "Natal continua com mais de 30% do seu território como Zonas de Proteção Ambiental (ZPA'S), mais de 70 Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), cinco Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITP) e melhorias significativas no potencial construtivo nas áreas adensáveis e na capacidade de adensamento populacional", explica. 

Bem como, na mudança de direcionamento "para os eixos de mobilidade, ampliação dos usos nas áreas costeiras e definição dos coeficientes de aproveitamento por bacias de esgotamento sanitário, fundamental para segurança de quem investe e de quem compra", emenda o titular da Semurb.

Mesquita ressalta também que a nova lei traz novos e modernos instrumentos urbanísticos, novas temáticas como rotas acessíveis, plano de monitoramento de áreas de risco, plano de mudanças climáticas. "Tudo discutido num processo transparente e participativo com recordes nas propostas e entidades participantes". 

O plano foi revisado com a contribuição dos segmentos específicos da sociedade civil organizada como ONGs e movimentos populares, classe trabalhadora, classe empresarial, setor da educação e conselhos profissionais e também o poder público. E também dos seis conselhos municipais: Concidade, Conplam, Concit, CMTMU, Conhabins e Consab. E ainda passou por 119 delegados na Conferência Final e por fim pela Câmara Municipal de Natal.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389