Natal apresentou dois projetos de saúde na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

Foto: SMS

A cidade do Natal apresentou dois projetos desenvolvidos pelo município, pela Secretaria Municipal de Saúde, durante a programação do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento aconteceu entre 12 e 14 de julho, em Campo Grande-MS, através da 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. A SMS/Natal levou um projeto da atenção primária, em relação ao diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST's); e outro trabalho da atenção especializada em saúde mental, iniciado pelo Centro de Convivência e Cultura (Cecco) durante a pandemia do novo coronavírus.

“A Ludicidade do Audiovisual como Facilitador no Aconselhamento pré-teste rápido para IST” é um dos projetos. Trata-se de um vídeo educativo utilizado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque dos Coqueiros, momentos antes da realização da testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, pelo enfermeiro Túlio César de Araújo. A didática consiste no usuário assistir o vídeo enquanto o profissional preenche a ficha, para que entenda melhor o possível diagnóstico das doenças.

A Rádio Bilola foi outro projeto selecionado para representar o município no evento nacional. Intitulado de “Novas Tecnologias na Atenção Psicossocial: Estratégias do Centro de Convivência e Cultura de Natal”, esse trabalho apresenta uma estratégia baseada em dar continuidade aos encontros do Cecco durante a pandemia, de forma virtual, através de um grupo de Whatsapp com atividades remotas aos pacientes atendidos pelo local.

"Representando a SMS/Natal pude acompanhar as experiências inovadoras e exitosas no SUS do nosso município, que vale salientar, ocuparam destaque em seus eixos com plenária cheia. O Congresso oportunizou aos nossos servidores compartilhar experiências e aprendizado com colegas do país inteiro, compartilhamos novas possibilidades de manejo através das experiências de outros municípios brasileiros. Recebemos o convite de alguns municípios do Mato Grosso do Sul para apoio e orientações sobre matriciamento em saúde mental com a atenção básica. O Conasems é uma vivência valiosa para gestores e técnicos em saúde no SUS", comenta Luís Fernando Pires, coordenador de saúde mental de Natal.