Materiais são apreendidos na orla de Ponta Negra no último fim de semana de julho


Materiais são apreendidos na orla de Ponta Negra no último fim de semana de julho
Divulgação/Semurb

Nesse último fim de semana de julho, dias 29, 30 e 31, a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apreendeu materiais provenientes de atividade irregular para comercialização de passeios turísticos na orla da praia de Ponta Negra. No domingo (31), durante o plantão, um guarda-sol, uma mesa plástica e dois cavaletes com publicidade irregular foram recolhidos pelos fiscais.  Além disso, foi atendida denúncia de poluição sonora e realizadas outras  vistorias para verificação de documentação e irregularidades no uso de via pública.

Segundo o supervisor de fiscalização de ambientes naturais e biodiversidade (SAMBIO), Iang Chaves, “o responsável ignorou a abordagem e evadiu-se do local, adentrando ao mar, levando consigo uma mesa de plástico com 1,60mx 0,94m utilizada para a atividade irregular”, comentou Chaves.

“Ressalta-se que tal prática é permitida somente mediante autorização expedida pelo órgão responsável, conforme o Decreto Municipal N° 12.310/2021, o que em nenhum momento foi apresentado”, acrescenta o supervisor. 

O responsável recebeu dois autos de infração, um por evadir-se do local no momento  do processo de apreensão, e outro por realização de atividade irregular de comércio de passeios turísticos na orla de Ponta Negra. Os materiais apreendidos foram levados para a área de apreensão nas dependências da Semurb. 

Poluição Sonora 

Já no sábado (30), uma denúncia de poluição sonora foi atendida a uma conveniência localizada no Planalto por emitir ruídos acima do permitido. 
Porém, chegando ao local, a equipe de fiscais não constatou o uso de nenhum tipo de equipamento sonoro no local. 

"O posto atualmente não tem conveniência funcionando e segundo informações dos frentistas o posto fecha às 22h, já estando em fase de encerramento das atividades no momento”, afirma o supervisor de fiscalização de poluição atmosférica e sonora (SPATS), Felipe Oliveira.

E na sexta (29), um clube localizado em Lagoa Nova foi fiscalizado com intuito de verificar horário de funcionamento e possíveis incômodos com os vizinhos. E uma lanchonete foi autuada por uso irregular de área pública, colocando mesas e cadeiras e usando a área como apoio para moto-frentista. 

"Foi constatado que o clube estava preparando-se para realização de um evento com música ao vivo e não apresentava alvará de funcionamento, portanto, a responsável foi notificada para que eventos não fossem realizados no local e que o alvará fosse emitido em até dez dias", acrescenta Oliveira. 

Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389