Professores de Ensino Religioso discutem patrimônio cultural potiguar em formação continuada

Foto: Manoel Barbosa/SME

Com a finalidade de promover debates e troca de experiências sobre a temática festas e religiosidade popular dentro do contexto do patrimônio cultural potiguar, aconteceu nesta segunda-feira (08), a Formação Continuada de Ensino Religioso, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O momento contou com palestras das assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Araújo e Alessandra Ferreira.

A professora Alessandra Ferreira apresentou o produto de sua dissertação de mestrado sobre “A religiosidade popular na praça João Maria”, que consiste em um quadrinho sobre o patrimônio cultural e religioso que representa a praça localizada no bairro de Cidade Alta. Na ocasião, ela comentou sobre a relevância de se desenvolver uma ferramenta de ensino diversa. “Os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem trabalhar o conceito de patrimônio imaterial e religiosidade popular em sala de aula. A intenção desse quadrinho é justamente fortalecer a relação que o estudante tem com a cultura local e trazer para a sala de aula as características do ambiente”, reforçou Alessandra Ferreira.

Já a professora de Ciências da Religião da Universidade Estadual do RN (UERN), Josilene Silva da Cruz, e coordenadora do Projeto de Extensão de Formação de Professores de Ensino Religioso, afirmou que é extremamente significativo realizar essa experiência com os professores. “É um processo de fortalecimento desse vínculo do processo formativo que existe entre a sala de aula e o professor”, relatou Cruz. A coordenadora também ressaltou a importância de trabalhar o ensino religioso em sala de aula. “O ensino religioso nas configurações atuais com o professor formado em Ciências da Religião tem consciência de que ele está lá para fazer um processo da contemplação da diversidade religiosa, contribuindo para o respeito mútuo entre o ser humano e suas questões”.

Da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti, a docente Maria de Fátima Araújo contou que a troca de ideias e experiências proporcionadas pela formação contribui para a melhoria das práticas de ensino como um todo. “Normalmente nos ajudamos, temos essa preocupação de contribuir em tudo que for possível e a presença desses professores realizando e trocando momentos em sala de aula, enriquece muito o nosso aprendizado e as nossas possibilidades didáticas”, comentou Araújo. As palestras foram mediadas pela professora Irene Van Den Berg, da UERN e coordenação da assessora pedagógica Socorro Oliveira (SME) e Josilene Cruz (UERN).