CMEI Bom Samaritano empossa membros do Conselho Escolar Infantil


CMEI Bom Samaritano empossa membros do Conselho Escolar Infantil
Foto:SME/Divulgação

Com o objetivo de acrescentar a opinião das crianças e efetivar a participação nas decisões do meio escolar, ocorreu no último sábado (20) a posse do Conselho Escolar Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Bom Samaritano. A ação faz parte das metas que constam no Plano de Ação Trienal da gestão que temm como finalidade ouvir a comunidade escolar, começando pelas crianças.  A ocasião se deu pela eleição das crianças que foram escolhidas por aclamação em cada sala de aula, tendo as professoras como mediadoras do processo. Cada sala elegeu dois representantes, que levaram para casa certificado da posse e uma camiseta, que teve arte criada por Anna Liz, matriculada no Nível IV matutino.

 

A gestora administrativa Maria Dulce de Araújo Alves comentou que desde sua idealização, o Conselho Escolar Infantil visa dar voz às crianças. “Achamos muito importante, uma vez que trabalhamos com a ideia de que a criança é formadora de opinião e tem muito a dizer. Criar o conselhinho escolar abre aquele caminho de formar crianças que sabem argumentar, que tem uma criticidade e sabem entender que para cada problema existe uma solução. É essa ideia que temos, colocar as crianças para pensarem diante dos problemas que surgem e elas chegarem a uma resolução para aquele problema, sempre com a mediação do adulto”, explicou Maria Dulce de Araújo.

 

A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil e que atua junto ao CMEI Bom Samaritano, Maria Valéria Pareja Credídio, comentou que ações como essa abrem novas possibilidades pedagógicas com os estudantes. “Fortalece o papel de cidadão na sociedade e a importância da participação de todos. É importante ressaltar que todo o trabalho envolveu a comunidade, desde a gestão escolar, professores e funcionários até as crianças e suas famílias. Isso reforça, ainda mais, o papel da educação na transformação da sociedade”, reforçou Credídio.   

 

Foram eleitos no Nível II, Ravi Duarte e Giovana da Silva como titulares da manhã e tarde respectivamente, sendo suplentes Enzo Gabriel e Felipe Pimenta. As turmas tiveram como mediadoras Anita Andreia Firmino e Emanoella Silva de Andrade. No Nível III pela manhã e tarde respectivamente, foram eleitos Derick Rodrigues e Anna Alice, com Heitor Gabriel e Chrystian Guilherme como suplentes. O Nível teve como mediadoras Ozenilde Nogueira da Silva e Maria Auxiliadora. Já no Nível IV, foram eleitos Sebastian Rodrigues e Lucas Manuel pela manhã e tarde respectivamente. Anna Laura e Maria Alice foram os suplentes. A turma tem Eclesia Melo da Silva e Adafran Linhares da Silva como mediadores nos turnos matutino e vespertino respectivamente. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389