Em videoconferência internacional, prefeito discute parceria para revitalizar o bairro da Ribeira

Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou nesta quinta-feira (01) de uma videoconferência com a arquiteta Helle Sohot, principal dirigente do escritório do arquiteto dinamarquês Jan Gehl (Gehl Architects), um dos principais expoentes da arquitetura mundial e defensor do conceito de que as cidades precisam ser mais humanas, dotadas de áreas públicas aprazíveis com opções de lazer, integração, qualidade estética e boas condições de mobilidade. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal fez o convite para que haja um intercâmbio entre a Prefeitura e o escritório na elaboração de um amplo projeto de revitalização do bairro da Ribeira, atendendo a esses conceitos. O encontro virtual foi intermediado pelo presidente do Sindicato da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), Sílvio Bezerra, que também participou da reunião.

“Essa foi uma oportunidade única. O escritório de Jan Ghel foi responsável por elaborar projetos nas grandes metrópoles do mundo. A revitalização do bairro da Ribeira é um dos desafios que vamos enfrentar nos próximos anos. Queremos e vamos dotar o berço da nossa cidade de mais infraestrutura, recuperar os prédios antigos, manter a história e trazer também um ar de modernidade àquela região que tem um potencial enorme. Helle nos mostrou diversos projetos elaborados que seguem essa nossa linha de pensamento. Vamos montar um grupo de trabalho com a participação de representantes das nossas secretarias para alinharmos as propostas e apresentar um projeto exequível. Esse foi o primeiro passo de uma parceria que promete trazer muito progresso e desenvolvimento para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

O prefeito se mostrou empolgado, agradeceu ao Sinduscon/RN, em nome do seu presidente, pela intermediação da videoconferência e disse que agora é arregaçar as mangas, convocar a sociedade para discutir as propostas e cair em campo para tirar o projeto do papel:  “Estamos realizando uma série de intervenções na Cidade Alta e na Ribeira com o objetivo de revitalizar a região. Precisamos ter um olhar especial para essas localidades. Temos inúmeros exemplos no Brasil e no Mundo de recuperação de bairros com as características da nossa Ribeira. A gestão pública municipal não vai medir esforços para que a Ribeira recupere todo o seu charme e se torne um bairro com novos empreendimentos, atraia moradores e volte a ter vida e movimento”, concluiu Álvaro.

As intervenções mencionadas pelo prefeito Álvaro Dias são: a requalificação da Avenida do Contorno, Pedra do Rosário, Avenida Duque de Caxias, Avenida Junqueira Ayres e a rua Ulisses Caldas. Em uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já estão garantidos R$ 28 milhões para a realização de melhorias na infraestrutura viária dos locais, reurbanização da Pedra do Rosário, a reforma de duas praças na parte alta da Avenida do Contorno e a transformação do cais da Tavares de Lira em um área de lazer, integração e convivência. Essa iniciativa está na fase da emissão de licenças e análise da equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A expectativa é a de que até o início de 2023 os entraves burocráticos sejam vencidos para o prefeito Álvaro Dias emitir as ordens de serviços para a execução do projeto que está dividido em quatro lotes. Além disso, na região, a Prefeitura também está executando a obra de reurbanização do Maruim. Com investimentos de mais de R$ 4 milhões, oriundos de um convênio do Município com o Governo Federal, no local está sendo construído um Centro Comercial de Pescados e Frutos do Mar, além de outros equipamentos públicos.