Semtas qualifica mulheres que foram vítimas de violência

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência Mulher Cidadã (CRMC) e pela Casa Abrigo Clara Camarão, serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão realizando cursos de qualificação profissional através de uma parceria entre o Departamento da Mulher (DAM) e o Departamento de Qualificação Profissional (DQP). A partir dessa semana já tem início o curso de reciclagem com garrafas, que terá como instrutora a artesã Rita de Cássia Mar, e irá beneficiar 20 mulheres. O curso será realizado no Centro de Referência com duração de 20h/aulas.

O objetivo da Semtas é resgatar a auto-estima das mulheres vítimas de agressões. “Esse curso é um canal que irá viabilizar a geração de renda e autonomia financeira delas. Pretendermos encaminhá-las também para os Centros Públicos onde elas poderão ainda realizar outros cursos de qualificação e serem direcionadas ao mercado de trabalho”, afirma Socorro Ribeiro, Chefe do Departamento das Mulheres. O Departamento também irá oferecer oficinas de trufas, depilação, caixas decorativas, dentre outras.

De acordo com Josi Pontes, Secretária Adjunta de Integração Social da Semtas, é preciso realizar um trabalho definitivo para acabar com esse tipo de crime. “Para que elas não voltem a sofrer novas violências incentivamos a qualificação profissional, porque percebemos que a maioria das agressões são domésticas e familiares, e voltadas para mulheres sem renda própria. Temos que criar uma relação de igualdade e respeito entre homem e mulher”, afirma a Secretária.

Sobre a Casa Abrigo Clara Camarão e o Centro de Referência Mulher Cidadã

A Casa Abrigo Clara Camarão é um espaço de acolhimento destinado a mulheres e seus dependentes (filhos) que se encontram em situação de risco iminente de morte, em razão da violência doméstica e familiar. É um serviço de caráter sigiloso, onde as usuárias poderão permanecer por um período determinado, para reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. “De janeiro a maio de 2010, a Casa abrigou 61 mulheres e dependentes. Nos últimos quatro anos, foram 704 pessoas”, afirma Josi Pontes.

O Centro de Referência Mulher Cidadã – CRMC é a porta de entrada para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Oferece acompanhamento social, psicológico, jurídico, e ainda atua no incentivo a qualificação profissional com oferecimento de cursos e oficinas, dando suporte e apoio a mulher no processo de ruptura do ciclo de violência, contribuindo também para o fortalecimento e resgate de sua cidadania plena. “De janeiro a maio deste ano, atendemos mais de 1.200 mulheres. Apesar do número expressivo, já vemos resultados e estamos trabalhando para acabar com esse tipo de situação”, conclui a Secretária.