Parceria entre Secretaria de Educação e UNI-RN oferece práticas desportivas para estudantes

Foto: Felipe Dantas/SME

O contato com o esporte e práticas corporais são parte da programação do Circuito Recreativo Professora Fátima Medeiros, projeto criado como parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) que recebeu na manhã desta terça-feira (06) a Escola Municipal Professora Emília Ramos. Ao todo, 73 crianças do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental puderam vivenciar as mais variadas práticas esportivas, como ginástica olímpica, handebol e natação. O projeto é coordenado pelo Setor de Cultura, Eventos e Desportos para contemplar as escolas que não participam dos jogos escolares municipais. A primeira edição aconteceu em 2001.

O chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, José Wamberg da Silva Jerônimo Leite, explicou o funcionamento e a finalidade da atividade. “Todo mês realizamos uma atividade deste projeto, além de mais outros dois que são executados por nossa equipe. O projeto tem a parceria importante do UNI-RN e é sempre muito gratificante quando estudantes de uma escola visitam o espaço parceiro para vivenciarem experiências diferentes do cotidiano. Isso não preço”, relatou Leite.

Atuando na Escola Municipal Professora Emília Ramos, a professora Maria Ângela da Silva, comentou que o momento é importante, uma vez que proporciona atividades diferentes do cotidiano dos estudantes. “Para eles é uma boa oportunidade, pois se trata de um evento novo que eles gostam muito, eles aprendem a lidarem com essa emoção, já desde o ônibus. Até mesmo o ambiente é muito diferente dos que eles frequentam e toda essa experiência tem um potencial educativo muito enriquecedor” contou a professora.

A professora e coordenadora do curso de Educação Física, Sonia Cristina Ferreira Maia, detalhou o processo de parceria com a SME como uma troca de experiências saudável entre os alunos da instituição e os estudantes do Ensino Fundamental. “Esse projeto é de grande relevância, primeiro porque é uma prática profissional para os nossos alunos. A universidade não vive somente do ensino, ela precisa do ensino, da pesquisa e da extensão. É importante também para a escola, pois essas crianças vêm conhecer outros ambientes, outras pessoas e outras formas de aprender a sua vivência corporal. Partimos para um melhor desenvolvimento social com essa iniciativa. Todos crescem” afirmou Maia.

Matriculada no 4° ano da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Maria Luiza Gomes Nascimento, de 10 anos, comentou que foi uma experiência diferente a visita realizada o UNI- RN. “Gostei bastante dos esportes. Nunca pude ter contato com esses esportes e o que mais chamou minha atenção foi a ginástica olímpica. Aqui no UNI é muito interessante”. Quem também contou sobre sua experiência com as práticas esportivas foi Fabrini Milene Camille da Silva, de 9 anos, aluna do 4° ano. “Nunca pratiquei nenhum desses esportes, estou achando muito legal isso tudo, principalmente pois estou com meus amigos. Estou muito feliz em participar do circuito”, contou.