SME lança edital para professores-alfabetizadores e coordenadores do Programa “Aprendendo Mais"

Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio da Comissão Permanente de Concurso Público (Compec/SME), publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (12), o edital nº 03/2022 para seleção simplificada visando cadastro de reserva para as funções de professores-alfabetizadores e coordenadores, que atuarão no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, denominado “Aprendendo Mais”.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (12) e seguem até às 23h59 da próxima quarta-feira (14/09). Os interessados podem se inscrever de forma gratuita, exclusivamente, na página da Prefeitura do Natal, por meio do endereço eletrônico: www.natal.rn.gov.br/sme/concursos. O edital nº 03/2022 possui todas as informações necessárias para o processo de seleção.

Poderão disputar as vagas de professores-alfabetizadores pessoas com Curso Normal Superior ou Licenciatura Plena em Pedagogia, enquanto para coordenador é exigido Licenciatura Plena em Pedagogia. Os salários são de R$ 2.577,27 para coordenadores e R$ 2.061,60 para os professores.

A seleção ocorrerá em duas fases distintas, cada uma delas eliminatória, sendo a primeira, análise curricular e a segunda, uma carta de intenção, que deverá ser produzida pelo candidato. Esta segunda fase do processo seletivo, somente para os candidatos classificados na primeira fase, acontecerá no dia 28 de setembro, às 19h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Ainda de acordo com o edital, no dia 22/09 será divulgado o resultado parcial da análise curricular, e o resultado final será publicado no dia 05 de outubro. A convocação dos selecionados será de acordo com a necessidade do Programa “Aprendendo Mais”.

A carga horária do Programa Aprendendo Mais será de 16h semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira, no turno noturno. Os professores alfabetizadores e coordenadores deverão participar das formações inicial e continuada. Ao ser convocado, o professor-alfabetizador atuará com uma turma de alfabetização, composta, no mínimo, por 20 alunos não alfabetizados. Já os coordenadores vão assessorar os professores-alfabetizadores e respectivas turmas, analisando as demandas no planejamento em busca de resoluções, entre outras funções.

Documentos para inscrição

Os interessados deverão enviar, por meio do formulário de inscrição (upload), os documentos listados, obedecendo a seguinte ordem: uma foto 3X4; RG ou documento Oficial com foto, frente e verso; CPF; Para a pessoa com deficiência, laudo médico que comprove sua condição; Autodeclaração de que é preto ou pardo; O candidato deverá inserir frente e verso do diploma devidamente registrado pelo órgão competente ou certidão com o devido histórico. Não será aceita declaração de conclusão do curso, como também certidão emitida com prazo superior a 180 dias; Todos os documentos comprobatórios deverão ser encaminhados nos campos especificados, em arquivo no formato PDF e não deve exceder 10 MB. Será de responsabilidade exclusiva do candidato verificar se os documentos elencados neste item estão em conformidade com os critérios descritos no Edital. É de inteira responsabilidade do candidato guardar o comprovante de inscrição.