Procon Natal aponta estabilidade no preço dos combustíveis

Pesquisa de preço encontra gasolina comum de R$ 5,47 e Etanol de R$ 4,16 na capital em média
Alessandro Marques/Procon Natal

A mais recente pesquisa de preço dos combustíveis nos postos da cidade realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, e divulgada nesta terça-feira (22), apontou uma queda de 4,56% no valor do etanol. O estudo também verificou que houve reduções significativas nos preços do diesel comum e no S-10 de (-0,31%) e (-0,21%) respectivamente, em ralação ao mês de outubro. Já a gasolina sofreu o movimento inverso com o levantamento registrando um acréscimo de 0,13% para a gasolina comum e 0,18% para a gasolina aditivada. O valor do gás veicular se manteve em R$ 4,24, mesmo preço do mês anterior.

Em relação aos preços médios, a pesquisa constatou que o valor do etanol encontrado pelos consumidores nos estabelecimentos é de R$ 4,16. Nessa tendência de queda, o preço para o Diesel comum e o S-10 foi de 6,99 e R$ 7,11, respectivamente. O único combustível onde verificou-se um aumento do preço foi a gasolina. O valor médio cobrado pelos postos de combustíveis para a gasolina comum e a aditivada é de R$ 5,47 e R$ 5,52, respectivamente.

O núcleo de pesquisa do Procon Natal realiza mensalmente esse levantamento em 84 postos de combustíveis em todas as regiões da capital potiguar. O estudo detalhado da equipe do órgão de defesa do consumidor pode ser conferido no link:  http://www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. É permitido fazer a cópia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.

A região oeste é onde o preço do da gasolina está mais em conta, sendo encontrado a R$ 5,44, em média. Já na região Sul, os consumidores vão encontrar o maior preço com o litro da gasolina comum sendo comercializado a R$ 5,49. Com relação ao diesel comum e ao tipo S-10, a pesquisa detectou que na zona sul da cidade é onde está o menor preço em média. Quem utiliza esses combustíveis pode encontra-los nessa região, sendo vendidos nas bombas por R$ 6,96 e R$ 7,07, respectivamente. Para quem possui veículos tipo Flex, o levantamento apontou ainda que é mais vantagem abastecer com etanol, já que o preço médio corresponde a 76% do preço da gasolina.

A conclusão da equipe do Núcleo de Pesquisa do Procon Natal é que os preços neste mês de novembro ficaram praticamente estáveis em relação ao mês anterior, destacando a variação negativa do preço do etanol. Os servidores do órgão ressaltam ainda a importância do consumidor pesquisar bastante na hora de abastecer seu veículo, vez que existe discrepâncias entre os preços praticados pelos postos de combustíveis.

Caso o consumidor se senta lesado nos seus direitos, deverá procurar os órgãos de proteção e defesa do consumidor, ou atendimento presencial marcando agendamento pelos seguintes canais de atendimento: telefone (84) 3232-9050, WhatsApp (84) 98812-3865 e e-mail: proconnatal@natal.gov.br.