Alunos de Nordelândia recebem certificados

A unidade de saúde da família de Nordelândia promoveu com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 23, a entrega do certificado de alfabetização para os 20 alunos que fazem parte do Projeto Brasil alfabetizado / RN Caminhando, na Igreja Católica de Santa Luzia, no Loteamento de Boa Esperança, na Zona Norte de Natal.

Na ocasião estiveram presentes a secretária adjunta de saúde, Elisama Batista, a chefe do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Fábia Maria Rosado, A gerente do Distrito Norte I, Sijara, a diretora da unidade de saúde da família de Nordelândia, Maria Clotilde, além de representantes do programa Brasil Alfabetizado /RN Caminhando e familiares dos formandos.

O projeto teve início em 2009 pela enfermeira Maria da Conceição de Andrade Pessoa, com os próprios pacientes que freqüentavam a unidade de saúde, através do programa Brasil Alfabetizado. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, no horário da tarde em uma das salas da Igreja Católica de Santa Luzia, cedida pelo padre da Paróquia, no loteamento Boa Esperança.

“É gratificante observar pessoas que nunca tiveram a oportunidade de estudar, poderem ter a chance de apreender a ler e escrever. Além disso, poder ajudar essas pessoas a melhorarem sua qualidade de vida não tem nada que possa pagar”, comenta, Maria da Conceição.

A Secretária adjunta da Secretária Municipal de Saúde parabenizou aos alunos e professores. “Estamos felizes por verem a felicidades de vocês nos olhos", comentou Elisama.

As aulas são realizadas por duas professoras, Tatiana Matias Santana, que é formada em pedagogia e trabalha no posto de saúde da comunidade como agente de saúde e Dilma da Silva Martins, estudante de pedagogia.

A professora Tatiana Matias Santana, diz que dar aulas para essas pessoas é uma experiência única, pois os idosos são bastantes interessados e mostram um respeito muito grande pelos professores. “A primeira vez que uma aluna leu uma poesia, me fez chorar de emoção”, comentou, Tatiana Matias.

“As aulas durante esses oito meses foram bastante dinâmicas, com passeios ao bosque dos namorados, músicas, peças teatrais, danças, palestras com nutricionistas da cozinha Brasil do Sesi e visita a fábrica Santa Clara" destacou a professora Dilma da Silva.

Todo o material usado pelos alunos é dado pelo programa "Brasil Alfabetizado/ RN Caminhando" da Secretaria Municipal de Educação. O material é um quite contendo caderno, pasta, coleção e livro.

O estudante Lindomar Araújo Dias, 32, é um aluno especial. Depois de sofrer um acidente de moto há três anos, perdeu parte da memória. Foi orientado pelos médicos de Nordelândia a participar das aulas, para voltar a ter uma vida social melhor, além de ler e escrever.

“Eu já consigo ler e escrever aos poucos, e gosto muito das aulas e das professoras”, diz o estudante Lindomar Araújo.

A estudante Cícera Bento do Rêgo, 62 anos, não sabia ler nem escrever e já aprendeu a colocar no papel o próprio nome. “Acho muito boa as aulas e daqui para frente pretendo melhorar ainda mais”.

As aulas no Loteamento Boa Esperança terão início novamente no começo do mês de agosto.