Preço da cesta básica em Natal mantem tendência de queda em novembro

Procon Natal encontra redução no preço médio da cesta básica na capital
Alessandro Marques/Procon Natal

Em recente pesquisa realizada, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) observou um movimento de queda nos preços dos produtos que compõem a cesta básica nos últimos três meses. Em setembro, o custo foi de R$ 432,16, já em outubro o consumidor pode comprar uma cesta básica por R$ 427,40, uma queda de 1,11% em relação ao mês anterior. Já em novembro, a tendência retração se manteve com a cesta sendo comercializada por R$ 426,66, representando uma variação negativa de 0,17%.

Ao todo 25 estabelecimentos comerciais receberam a visita dos pesquisadores do órgão de defesa do consumidor. O levantamento leva em consideração o preço de quarenta itens da cesta básica dentro das categorias: Mercearia, Açougue, Higiene/Limpeza e Hortifrúti. A pesquisa do Procon Natal é realizada mensalmente e atingem os segmentos dos hipermercados, atacarejos e mercadinhos de bairros, nas quatro regiões da capital potiguar.

Dos três seguimentos pesquisados, o melhor custo benefício para o consumidor comprar a cesta básica se encontra nos Atacarejos. Em média, o custo nesses locais é de R$ 392,66. Já os preços nos hipermercados são os mais altos. Nesse tipo de estabelecimento os consumidores pagam um preço médio de R$ 447,93. Os mercadinhos de bairro praticam um valor intermediário com o valor médio da cesta no patamar de R$ 429,01.

O Procon Natal, acompanha, os preços da cesta básica no comércio de cidade, e divulga no endereço eletrônico para consulta na íntegra da pesquisa: www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa . É permitido copia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.