Apuração das Escolas de Samba será nesta terça-feira (28) na sede da Funcarte

Foto: Alex Régis/ Secom

Chegou o grande momento de conhecer os vencedores do Carnaval de Natal 2023. Nesta terça-feira (28), a partir das 15h, na sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), começa a apuração do resultado após os desfiles que agitaram sexta e sábado no Polo Ribeira.

Promovido pela Prefeitura do Natal, o Desfile das Escolas de Samba reuniu Em Cima da Hora, Confiança no Samba, Império do Vale, Grande Rio do Norte, Imperatriz Alecrinense, Asa de Ouro, Batuque Ancestral, Acadêmicos do Morro, Malandros do Samba, Balanço do Morro e Águia Dourada.

A Prefeitura do Natal disponibilizou auxílio financeiro através de seleção pública para as Escolas do Grupo A (R$ 30 mil cada), Grupo B (R$ 20 mil cada), Escolas de Acesso (R$ 10 mil cada).

A premiação para Grupo A: 1º lugar R$ 50 mil, 2º lugar R$ 40 mil, 3º lugar R$ 30 mil, 4º lugar R$ 15 mil. No Grupo B a premiação vai do 1º ao quarto lugar variando de R$ 35 mil a R$ 10 mil. As Tribos de Índios, patrimônio imaterial do RN, também receberam auxílio financeiro para o desfile, mas estão em categoria não competitiva.

A comissão julgadora que avaliou o desempenho das Escolas de Samba é formada por:

João Marcelino (Diretor Teatral, Figurinista, Cenógrafo, Maquiador, Dramaturgo, Ator).

Jorge Sthel Lima (Produtor Musical, músico, engenheiro de áudio).

Valdemiro Severiano Filho (Miro) (Professor de Sociologia do IFRN. Autor do livro: “Índios carnavalescos: juntos e misturados na folia natalense”. Tem experiência em pesquisa e estudo da cultura popular, Artes, Literatura e Cultura Africana e Afro-brasileira).

Arlindo Bezerra (Ator e produtor. Produtor executivo, espetáculos cênicos, curtas-metragens, roteiro de longa metragem e eventos culturais como Festivais, Mostras e Shows).

Carlos Sérgio Borges (Artista Plástico, Figurinista, Aderecista, Roteirista, Cenógrafo).

Paulo Sarkis (Músico, Produtor musical).

Diogo de Oliveira Spinelli  (Integrante do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, no qual atua e dirige, e é cofundador e crítico do Farofa Crítica (Natal/RN), site potiguar dedicado à análise e crítica de espetáculos de teatro).

Joca Costa (João Alves da Costa  - Diretor musical, Guitarrista, Produtor Musical, Arranjador, Professor de Harmonia).

Rosie Marie Nascimento de Medeiros (Autora, Diretora do Grupo Parafolclórico da UFRN).

Marcelo Veni (Produtor Cultural, Empreendedor Criativo e  administrador, produzindo em eventos como o Bloco de Carnaval as Kengas, Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas e o Prêmio Dosinho de Carnaval).

Marcílio Amorim Araújo (Marcílio Amorim é ator, produtor e jornalista pernambucano, radicado em Natal há mais de 30 anos. Iniciou o seu contato artístico através do teatro, ainda na escola. Também atua no Agenciamento artístico e produção cultural através das empresas que dirige: Trama Produção e Agenciamento e o Elenco Mosh).