Pesquisa encontra reajuste nos preços dos combustíveis após reoneração de impostos

Pesquisa do Procon Natal encontra preço médio da gasolina comum de R$ 6,09
Alessandro Marques/Procon Natal

A população de Natal está pagando mais caro pela gasolina, etanol e gás veicular. Os aumentos foram de 9,35%, 9,67%, 7,67% e 0,32%, respectivamente. Já o Diesel teve queda de preços. O comum caiu 2,75% e o S-10, 3,11%. Os dados foram coletados pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, e referem-se à última segunda-feira (6).

O Núcleo de pesquisa, do Procon Natal, visitou 84 postos de gasolina na cidade, contemplando as quatro regiões administrativas, analisando os preços entre o mês atual e o anterior. As planilhas contendo todos os dados de preço, média, e variação, bem como os estabelecimentos pesquisados, para todos os combustíveis, dentre outras informações, podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa

Em relação aos valores cobrados, o preço médio do diesel comum esse mês teve variação negativa em relação ao mês passado devido a uma redução de R$ 0,40 nas refinarias terça-feira(8) de fevereiro, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A variação foi de 8,8%, nas distribuidoras e o Diesel A, caiu de R$ 4,50 para R$ 4,10, estima-se que a parcela do preço cobrado por ela no valor final ao consumidor chegará a R$ R$ 3,69.

A pesquisa encontrou um preço médio para este mês de março, no diesel comum de R$ 6,44 e R$ 6,59 para o diesel S-10. A região com o menor preço do diesel comum foi a sul com um preço médio de R$ 6,25. Já o menor preço encontrado de R$ 5,79 foi registrado na região leste no bairro de Lagoa Seca..

O etanol, segue tendência de alta desde do início do ano, no mês de fevereiro o preço médio era de R$ 4,53 e nesse mês o preço médio encontrado pela pesquisa foi de R$ 4,87. A região com a maior média encontrada pela pesquisa foi a região oeste com R$ 4,97, e o maior preço foi encontrado na região leste de R$ 5,59. Já a região com menor preço foi a leste com R$ 4,80, e o menor preço encontrado foi na região sul de R$ 4,39.

Atualmente, o preço do etanol em média é de R$ 4,87 que corresponde a 79,96% do preço médio da gasolina que custa em média R$ 6,09. Para ser viável ao consumidor que possui veículo flex, esse percentual teria que ser de 70% do preço médio do Etanol em relação ao da gasolina, ou seja, teria que ser em média R$ 4,26, para ser vantajoso.

O gás veicular, vem se mantendo com preços praticamente estáveis, no início do ano o preço médio era de R$ 4,37. A pesquisa identificou um aumento para o consumidor de R$ 0,01 centavos por m3, ou seja, um preço médio nesse mês de R$ 4,38.

O Procon Natal identificou 94% dos postos com reajuste nos preços em relação ao mês anterior para a gasolina comum. Os postos com o menor preço (R$ 5,82) estão localizados na região leste da capital.

Para o etanol dos oitenta e quatro postos pesquisados 71% aumentaram, e na região norte e sul todos os postos pesquisados estavam praticando preços maiores que no mês passado.